Cerro Azul festeja os 162 anos

Cerro Azul festeja os 162 anos
Os doces ponkans de Cerro Azul

(da Redação)

Cerro Azul comemora162 anos de emancipação no dia 27 de outubro, mas a festa, extensa programação elaborada pela Prefeitura, ocorrerá de 4 a 6 de novembro. Vai ter a Festa de Peão de Boiadeiro e shows artísticos. No dia 4 se apresentam Brenno & Matheus, no dia 5 Pedro Sanchez & Thiago e no dia 6 Clayton & Romário.

Maior produtor de poncans do Paraná , o município sobressai também nas produções de mandioca de mesa, mamão, hortigranjeiros.

A história teve início nos tempos do Império, quando, por estímulo da Princesa Isabel, foi criada a Colônia Assungui, que recebeu muitos imigrantes franceses, italianos, ingleses. Isso foi em 1860, mas, devido especialmente à falta de comunicação, de estradas, a iniciativa não durou muito tempo. Ficaram muitas belas residências que a História conserva.

O Município de Cerro Azul teve sua origem com a Colônia Assunguy, fundada no ano de 1860, no tempo do Império, por iniciativa da Princesa Isabel. Os primeiros administradores da Colônia foram Barata Ribeiro, Manoel Nabuco e José Borges. A Colônia prosperou rapidamente com a vinda de imigrantes estrangeiros (franceses, italianos, ingleses) e já em 1872, era elevada à categoria de Freguesia com o nome de Serro Azul e invocação de Nossa Senhora da Guia, pertencente, então, ao Município de Votuverava (hoje, Rio Branco do Sul). Em 1882, fica elevada à categoria de Vila, a Freguesia de Nossa Senhora da Guia do Serro Azul, com a denominação de Vila do Assunguy Todavia, o isolamento, a falta de melhores estradas, acabaram com a iniciativa.

Em 1885, teve a sua denominação alterada para Serro Azul, em virtude de estar próxima do morro de igual nome, o qual pertence a uma ramificação da Serra Geral.

Em 1897, passou à categoria de Cidade, como sede do Município de Serro Azul e, em 1929 foi mudada a grafia de Serro Azul para Cerro Azul.

As atividades do município permaneceram praticamente estacionárias até o ano de 1940, quando a construção da estrada de rodagem, ligando Cerro Azul à rodovia São Paulo-Curitiba, permitiu o escoamento efetivo de sua produção, essencialmente agrícola e pastoril.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.