Cimento Rio Branco chega aos 70 anos e vai aproveitar lixo urbano nos fornos

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

A Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul está comemorando neste ano 70 anos desde que foi inaugurada, em 1950. É a maior do grupo e a maior fábrica de cimentos da América Latina. A unidade ocupa uma área de 180 mil m2, sendo referência no país, com investimentos constantes em inovação e gestão operacional. A capacidade é para produzir mais de 6 milhões de toneladas ao ano, volume 50% maior que o consumido por todo o Chile.

Possui a mais eficiente tecnologia de controle ambiental e os fornos utilizam filtros que obedecem às mais exigentes legislações ambientais internacionais. Referência nacional na técnica do coprocessamento de resíduos industriais, principalmente pneus, Rio Branco do Sul foi a primeira fábrica de cimento do Brasil a implantar a prática, em 1992.

Atualmente, a empresa, a nível nacional, lidera um projeto inédito na indústria de cimentos, transformando parte do resíduo urbano não usado na reciclagem em Combustível Derivado de Resíduo (CDR) para os fornos de cimento, mais uma solução sustentável. Esta é uma alternativa viável para reduzir o volume de lixo depositado em aterros sanitários, diminuir a emissão de gases efeito estufa e fortalecer a cadeia de reciclagem no país. Hoje, a fábrica de Salto de Pirapora, em São Paulo, já opera com licença definitiva para o coprocessamento de CDR e está em processo de licenciamento para a fábrica de Rio Branco do Sul.

Além da geração de empregos (mais de 300 diretos) e arrecadação de tributos, a Votoran riobranquense contribui com o desenvolvimento da cidade, investindo em muitos projetos socioambientais.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.