Erva-mate orgânica é com São João do Triunfo

APÓS A TEMPESTADE DE CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Muita gente anda tomando chimarrão ou chás nesses dias angustiantes da quarentena. E a gente se lembra de que São João do Triunfo é a maior produtora de erva-mate orgânica do Brasil. E de que duas empresas se destacam por suas produções e exportações: a Triunfo e a 5 Estrelas. A maior plantação, a maior do país no gênero, em área com 2 mil hectares, pertence à Triunfo, da família Gadens. A certificação orgânica ocorreu em 2003 e cerca de 2 mil toneladas de erva-mate por ano são distribuídas por mais de 30 países. Os produtos são certificados pela Ecocert Internacional. A empresa mantem em São João do Triunfo, também, uma das mais modernas indústrias, onde a erva é seca e processada em diferentes cortes.

A erva-mate da Triunfo do Brasil LTDA é integrada com a floresta nativa inexplorada pelo homem, e preservada sem uso de produtos químicos (adubos, inseticidas ou herbicidas).  A colheita das folhas ocorre a cada dois anos, possibilitando a regeneração e o equilíbrio da natureza, preservando a flora e a fauna natural.

A empresa foi fundada por Antonio Gadens em 1925.

Já a 5 Estrelas foi fundada em 1945 por Afonso Kosloski e seus produtos orgânicos são certificados pela Rede Ecovida. Saem da empresa erva para chimarrão fina e grossa, chá mate tostado, ervas compostas com 9 sabores de outras ervas naturais. Com os produtos 5 Estrelas pode-se preparar chás, chimarrões e tererês. Atende-se todo o mercado interno e vários países da América do Sul, América do Norte e Europa. Os ervais são também cultivados em meio a matas com muitas araucárias, garantindo-se o recomendado sombreamento.

O município de São João do Triunfo tem uma área territorial de 719 km2, estando a 840 metros de altitude.

O Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, ressalta a qualidade da erva-mate paranaense, caracterizada por uma grande produção em áreas com sombreamento. “Precisamos valorizar o esforço do Paraná, que cultiva o produto em ervais sombreados, o que garante um sabor menos amargo”, diz.

“Há um capricho todo especial dos nossos agricultores em relação ao adensamento também, o que nos permitiu ganhar um selo de qualidade, mostrando que aquela erva é um produto diferenciado de determinada região do nosso Estado”, completa. O certificado de qualificação foi entregue em 2017 para os municípios de São Mateus do Sul, Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo. Ao todo, 136 cidades cultivam erva-mate no Paraná.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.