Cine Guanabara, símbolo de uma época, estimula ações culturais e sociais em Loanda

Cine Guanabara, símbolo de uma época, estimula ações culturais e sociais em Loanda

Em 1958, no auge da prosperidade trazida pela cafeicultura, era inaugurado em Loanda o Cine Guanabara na Praça da República. Tinha capacidade para 1.390 pessoas e o aparelho de projeção era de 35 milímetros. As sessões aconteciam duas vezes por semana, com uma média anual de 72 sessões e 6.200 espectadores.

Na região, entrou o boi e saiu o homem. As populações das cidades diminuíram e o cinema fechou (boi não gosta de filmes). Além disso, em função do aparecimento de novas tecnologias audiovisuais e de novos atrativos, a cultura cinematográfica entrou em declínio, isso no mundo todo. Durante muitos anos o edifício transformou-se em “elefante branco” em pleno centro urbano loandense.

Felizmente, com recursos federais, o Guanabara foi restaurado e transformado em teatro, com um moderno auditório. Isso veio incrementar as atividades culturais e sociais do município, tanto que quase tudo que acontece em Loanda tem como palco o antigo cinema: apresentações teatrais, shows, formaturas, reuniões, palestras e, inclusive, o festival regional de danças.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.