Clevelândia, por causa de Grover Cleveland

Um pouco de história sobre Clevelândia, um dos municípios mais tradicionais do Paraná, que comemora 127 anos no dia 28 de junho: desde o século XVII, sabia-se da existência de extensos campos ao sul do Iguaçu, separados de Guarapuava por um sertão de poucas léguas de largura à margem daquele rio. As primeiras penetrações nos Campos de Bituruna, hoje Campos de Palmas, ocorreram quando as bandeiras paulistas tentavam atingir as regiões de Goyo – En  (rio Uruguai) e citam ao ataque das Missões do Uruguai. Em 1.759, ao proceder-se a demarcação da fronteira, eram evidentes os sinais do domínio português na região de Palmas. Varias expedições foram organizadas com o objetivo de explorar o território e descobrir um caminho que ligasse as campos de Guarapuava com o norte do Rio Grande do Sul.

Em 1.839 as bandeiras de Joaquim Ferreira das Santos e Pedro de Siqueira Cortês, oriundas de Guarapuava, penetraram no sertão e alcançaram os campos de Palmas, dando início à fundação de fazendas. A disputa pela primazia do local conquistado trouxe a desarmonia entre os dois grupos, havendo, então, a necessidade de um árbitro para demarcar as terras de cada um. A 28 de maio de 1.840, chegaram ao lugar da contenda dois árbitros, Dr. João da Silva Carrão e José Joaquim Pinto Bandeira, vindos de Curitiba. As terras em litígio foram divididas pelo Ribeiro Caldeiras: as de Pedro Siqueira Cortês para o oeste (Alagoas ou lagoa) e as de Joaquim Ferreira dos Santos para o leste (Arranchamento velho).

Dois fatores dificultavam grandemente os esforços dos primitivos ocupantes do lugar. De um lado, a pretensão argentina de estender os limites de seu domínio territorial; de outro, a hostilidade permanente dos indígenas. Em 1.895, foi resolvida a questão das Missões, graças à arbitragem do então Presidente da República dos Estados Unidos da América do Norte, Grover Cleveland, reconhecendo os campos de Palmas como pertencendo ao Brasil.

O município foi instalado no dia 28 de junho de 1892.

Portal da Música

Em comemoração aos 127 anos da cidade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes vai promover o 11º Portal da Música Livre – Festival de Interpretação. Será nos dias 27, 28 e 29 a partir das 21h30 no CTG Vaqueanos da Querência. Serão duas etapas, a municipal e a nacional. Primeiro prêmio para a Nacional: R$ 5.000,00. Primeiro prêmio para a Municipal: R$ 1.500,00.

Economia

Para o desenvolvimento econômico e social de Clevelândia, a notícia mais auspiciosa ocorreu há poucos meses, com a locação, pela Coopertradição (de Pato Branco), da massa falida da Olvepar. As expectativas são as melhores, em relação à geração de empregos e divisas.

O município sedia uma importante empresa produtora de compensados, que é a Madeireira 5 Irmãos. O parque industrial abriga ainda outras madeireiras, indústria de jeans, de móveis, de erva-mate, etc.

Na agropecuária, destacam-se as produções de soja, milho, trigo, aveia, erva-mate, frutas, arroz, tomate, fumo cebola e criações de bovinos, suínos e aves. O município é pioneiro na criação do gado Charolês no Paraná.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.