Com auxílio-moradia, famílias deixam Vila 29 de Outubro para permitir obras 

Com auxílio-moradia, famílias deixam Vila 29 de Outubro para permitir obras 
Imagem aérea da Vila 29 de Outubro, onde será implantada Estação Elevatória de Esgoto. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

(PREFEITURA DE CURITIBA)

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) transferiu de maneira provisória 11 famílias que viviam na Vila 29 de Outubro – comunidade que está sendo beneficiada pelo projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba. A transferência aconteceu para liberar o espaço no qual será construída uma estação elevatória de esgoto da Sanepar.

Os moradores e moradoras transferidos passam a receber o benefício auxílio-moradia, para que consigam arcar com custos de aluguel até que as primeiras casas do projeto fiquem prontas e eles sejam reassentados de maneira definitiva. Estas serão as primeiras pessoas beneficiadas com as novas moradias que estão em construção.

“As quadras do Bairro Novo do Caximba já estão ganhando forma e em breve alcançaremos a justiça social que buscamos com esse importante projeto socioambiental, que estamos realizando em cooperação com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A auxiliar de cozinha Marcionilha Batista, 47 anos, foi uma das pessoas transferidas pela Cohab. Com o auxílio-moradia, ela alugou um imóvel no conjunto Rio Bonito, no Tatuquara, onde vai morar enquanto aguarda a conclusão de sua futura casa própria no Caximba.

“Vivemos grandes dificuldades lá na vila e esse projeto veio para transformar. Não vejo a hora de morar no que é meu e ter tudo legalizado, água, luz, ter uma rua com asfalto, boa estrutura”, afirma Marcionilha.

Outro que deixou a vila foi o entregador Eloir Nunes, 42 anos. Ele alugou uma casa no município vizinho de Fazenda Rio Grande e está contente em poder ir para um lugar melhor. Morador da Vila 29 de Outubro há dez anos, Eloir sonha ir para a casa definitiva.

“É um privilégio estar incluído nos primeiros atendimentos do projeto. Nossa estrutura é muito precária, mas todo esse sofrimento vai ficar no passado. Logo estaremos em nossas casas novas, onde vamos viver uma outra realidade”, destaca.

Estação

Estações elevatórias de esgoto são unidades de tratamento de esgoto que contam com bombas hidráulicas e válvulas que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição de efluentes e esgotos. Desta forma é possível bombear o esgoto de áreas mais baixas para sistemas de tratamento que estão em um nível mais elevado.

A estação elevatória da Vila 29 de Outubro será construída com objetivo de coletar o esgoto de todas as famílias beneficiadas pelo projeto Bairro Novo do Caximba: das 752 casas que já estão em obras, das demais 395 moradias que serão construídas nas próximas etapas e também das 546 famílias da área que será regularizada.

Depois de implantada, a estrutura vai bombear o esgoto para outra estação elevatória no Rio Bonito, que por sua vez levará os resíduos para uma estação de tratamento da Sanepar.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.