Em Castrolanda tem o Moinho e o Centro Cultural

Em Castrolanda tem o Moinho e o Centro Cultural
Foto – DIVULGAÇÃO

TURISMO NOS LOCAIS DE IMIGRAÇÃO HOLANDESA DO PARANÁ 

(Centro Cultural Castrolanda)

Em Castrolanda, outro reduto da colonização holandesa, um bairro de Castro bem próximo de Carambeí, outra atração cultural, social e gastronômica é o Centro Cultural Castrolanda. O local reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016. Esse complexo que os espaços de cultura e memória da comunidade.

Memorial da Imigração Holandesa

Reúne a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, salão de eventos, restaurante/cafeteria e o moinho “De Immigrant” – O Imigrante, cuja as pás tem uma envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinho de vento do mundo. Uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda da região de onde vieram os imigrantes.

Museu Histórico de Castrolanda

A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

Missão:

Manter viva a história e a cultura da imigração holandesa em Castrolanda, evidenciando seus valores, para a comunidade e gerações futuras, estudantes, pesquisadores e público em geral, por meio da preservação e comunicação do seu acervo.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.