Começa a safra 2024 de maracujá

Começa a safra 2024 de maracujá
Foto – DIVULGAÇÃO (AEN)

(da Redação)

Começou a colheita da primeira safra de maracujá (são duas ao ano) e em São Tomé os produtores se reuniram no pátio da Prefeitura para a entrega simbólica dos primeiros frutos à cooperativa Coanorte.

O maracujá é conhecido como fruto da paixão, apelido dado pelos jesuítas por acharem que a flor é parecida com a coroa de espinhos de Jesus.

Com pouco mais de um ano de atividade, a Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da Amenorte (Cooanorte), na região de Cianorte, já colhe os frutos dos esforços de 65 dos 130 cooperados, que decidiram abraçar um projeto de produção de maracujá e contam com apoio e assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Uma grande consumidora do produto é a Polpanorte, empresa de Japurá, uma das maiores produtoras de polpa do Brasil.

Luz da Manhã

No ano passado, durante o Show Rural, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolovimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) lançou a cultivar IPR Luz da Manhã de maracujá amarelo. É a primeira cultivar da espécie desenvolvida no Paraná e se destaca pela qualidade superior e dupla possibilidade de destinação do produto colhido. A produção pode ser tanto destinada ao mercado de frutas frescas como para a indústria de polpa congelada.

A IPR Luz da Manhã foi idealizada com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtores paranaenses, fortalecer a indústria regional de processamento e, ainda, contribuir para o aumento da renda e da qualidade de vida no meio rural.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.