Curitiba integra a Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes
(PREFEITURA DE CURITIBA)
A inclusão do Destino Curitiba na nova Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), formada por México, Colômbia, Brasil e Argentina, amplia a troca de conhecimentos e permite a construção de alianças para divulgação em conjunto dos destinos, o acesso a subsídios e financiamento, a capacitação e treinamento em conjunto.
Criada em junho durante um encontro realizado na cidade de Medelín, na Colômbia, a Rede está encarregada de representar e impulsionar o desenvolvimento dos países membros, fornecendo apoio no cumprimento das estratégias e planejamento de ações na consolidação dos DTI.
De acordo com o assessor de Gestão em DTI do Instituto Municipal de Turismo, Wellington Medeiros, estar na Rede Ibero-americana de DTI é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Ecossistema Curitiba DTI.
“Fazer parte desse grupo aumenta a nossa responsabilidade, pois passamos a ser referência como destino modelo na implantação da metodologia de destinos inteligentes. Continuamos trabalhando para tornar a atividade do turismo mais inovador e sustentável”, conclui Wellington.
Estrutura
Durante o primeiro ano, a presidência da Rede é de responsabilidade do destino inteligente Bogotá, por meio do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá. A vice-presidência está com a cidade de Medelín, por meio de sua Subsecretaria de Turismo.
A Rede possui ainda três secretarias. A Secretaria Institucional foi assumida pelo Ministério do Turismo do Brasil. O México, representado pela Tequila Inteligente, assumiu a Secretaria de Relações Internacionais e a Argentina, representada pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF), é a atual responsável pela Secretaria Técnica.