Deputado do Paraná pede inclusão da vacina contra dengue no calendário nacional de imunização
(ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ)
O deputado Ney Leprevost (União), presidente da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa, encaminhou expediente ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão da vacina contra a Dengue no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2023, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados casos de dengue em 4.230 cidades brasileiras. Um total de 75% dos municípios do país. A atual incidência da doença é de 278 casos a cada 100 mil pessoas. Uma alta de 43% nos casos em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o mês de abril, 183 pessoas haviam morrido por causa da dengue no país. Ainda há outros 234 óbitos em investigação. Os estados com maior número de casos são Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
“No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação. Nossa luta agora é pela inclusão da vacina contra a dengue no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Ney.