Dia da Agricultura, dia de se falar do Paraná

O dia 17 de outubro marca o Dia da Agricultura. E falar em Agricultura é destacar o Paraná, que tem as terras mais férteis do planeta nas regiões Norte e Noroeste. O Estado já foi o maior produtor de café do mundo, com uma monocultura colossal, mas hoje tem uma das maiores produtividades de culturas como soja,milho, trigo. E uma grande diversidade.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que pretende consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos da Terra. “Estamos organizando o Estado para alcançar esse posto porque o mundo, no futuro, vai precisar cada vez mais de comida e o Paraná pode se destacar nesse cenário, já que ninguém produz em quantidade e em variedade como nós”, diz.

Conforme o Governador, para se destacar no fornecimento de alimentos o Estado precisa resolver os gargalos logísticos e criar condições que permitam exportar de forma mais eficiente para a China, Estados Unidos, entre outros países, e escoar a produção.

O Paraná tem dado exemplos de eficiência. Foi aqui que começou o Plantio Direto na Palha, graças ao agricultor de Rolândia Herbert Bartz. As cooperativas paranaenses são das maiores do país, destacando-se a Coamo como a maior, mas também Copacol, Lar, Integrada, Cocamar, Coagru, Frisia, Castrolanda, Arapoti, Agrária, Coopavel, C-Vale, Cocari, Bom Jesus, Coopagricola.  

Recentemente, o produtor rural Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha, obteve a maior produtividade de soja do país. Na safra 2019/2020 ele colheu 118,82 sacas por hectare, uma façanha considerável, levando-se em conta que a produtividade média das lavouras brasileiras é de 50 salas por hectare.

Na produção de grãos, o Estado figura como segundo maior do Brasil, com quase 40 milhões de toneladas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.