Duas novas maltarias se instalam no Paraná

Duas novas maltarias se instalam no Paraná
Visita do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, às obras da Maltaria Campos Gerais - DIVULGAÇÃO (Cooperativa Agrária)

As obras estão em ritmo acelerado e no primeiro trimestre de 2024 deverá ser inaugurada em Ponta Grossa a Maltaria Campos Gerais, com capacidade inicial de produção de 240 mil toneladas/ano de malte cervejeiro.

O investimento é das cooperativas Frísia, Castrolanda, Capal, Bom Jesus, Agrária e Coopagrícola.

Ao todo, cerca de 12 mil cooperados devem ser beneficiados com o empreendimento. A capacidade inicial da Maltaria representa cerca de 15% de toda a demanda nacional. Há projeto para uma segunda fase, passando a produção para 480 mil toneladas/ano.

Os produtores responsáveis pela cevada que será direcionada para a maltaria estão distribuídos entre os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi, no Paraná, além de cidades do Sul de São Paulo.

O empreendimento está sendo construído às margens da PR-151, no Distrito Industrial Norte de Ponta Grossa.

Em Guarapuava

Em Guarapuava a Cooperativa Agrária vai implantar uma nova Maltaria, com investimento de cerca de R$ 500 milhões. O empreendimento é da Ireks do Brasil, joint venture formada pela cooperativa e pela empresa alemã Ireks, e foi incluído no programa de incentivos fiscais do Governo do Estado. A nova indústria será instalada no distrito de Entre Rios, ao lado de outra maltaria da Agrária, e começará a ser construída no primeiro trimestre de 2024, com previsão de iniciar a operação em 2026.

A empresa vai ser a primeira no Brasil a produzir maltes especiais, produto que hoje é importado, para abastecer o mercado nacional. A previsão é gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. “O Paraná é o maior produtor de malte e cevada do Brasil e Agrária é uma das dez maiores empresas do mundo nessa área. Este novo empreendimento vem consolidar esse bom ambiente de negócios do Estado para o setor cervejeiro”, afirmou Ratinho Junior.

A Cooperativa Agrária tem em seu complexo industrial a maior Maltaria da América Latina, tendo como carro chefe a produção de Malte Pilsen, atendendo aproximadamente 30% da demanda do mercado brasileiro de cerveja. Após recente ampliação, conta com produção de 360.000 t de malte por ano e passou a produzir alguns maltes especiais, como Malte Pale Ale, Vienna e Munique, todos com cevada 100% nacional. Possui certificação ISO 22.000, de segurança de alimentos e boas práticas de fabricação.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.