Em Assaí o primeiro castelo japonês do Brasil

Em Assaí o primeiro castelo japonês do Brasil

Memorial da Imigração Japonesa, o Castelo Japonês, inaugurado há poucos dias em Assaí, é o primeiro castelo japonês construído no Brasil. Com investimentos da ordem de 3 milhões de reais do Ministério do Turismo e contrapartida do município, está localizado no ponto mais alto do centro urbano assaiense e, com seus 4 pavimentos, destaca-se na paisagem. O primeiro piso tem base de 600 m2 e é destinado a exposições. O segundo será alugado para eventos. O terceiro é dedicado ao memorial da imigração japonesa. No quarto fica a diretoria de cultura da cidade. Os andares vão se estreitando até o topo, cuja altura está a 25 metros. A construção foi inspirada no castelo japonês de Himeji, localizado na província de Hyogo (que é co-irmã do Paraná).

Atualmente, o castelo apresenta 3 exposições: a Cultura do Café, acervo da Cooperativa Integrada, a Cultura do Algodão, acervo doado pela população de Assaí e Mostra fotográfica do Imin 100 de propriedade da A. Yoshii Engenharia. Também há mostra de quadros feitos com grãos de arroz pelos artistas Yasuharu Ueda e Hideko Goto.

Assaí oferece aos visitantes, especialmente os de origem japonesa, espalhados pelo país, muitas atrações, como danças japonesas, espetáculos de Bom Odori, Tanabata, Taikô, Matsuri Dance, Ikebana, pratos típicos japoneses,  visitas a culturas agrícolas como da raiz de Lenkon (raiz de Lótus) e de motigome (arroz japonês).

Maiores informações através da secretaria municipal de cultura e turismo, pelo email cultura@assai.pr.gov.br

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.