Em Esperança Nova, sai o branco das flores dos cafezais e entra o branco do leite

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRIUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Você não pode perder a esperança no Paraná. Dá para escolher um bom local: Nova Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Esperança do Sudoeste…

Mas vamos falar de Esperança Nova (não confundir com Nova Esperança, a capital da seda, dos casulos do bicho da seda).

O município foi criado no dia 21 de dezembro de 1995 e instalado no dia 1 de janeiro de 1997. Comemora neste ano,portanto, 25 anos de liberdade política e administrativa, desmembrado de Pérola.

Com extensão territorial pequena (139km2), os agricultores tem boas colheitas de soja, milho, mandioca, laranja. O forte da Economia, porém, está sendo a produção leiteira. Passada a fase da cafeicultura, o branco agora, ali, não é mais das floradas dos cafezais, mas sim do leite. No Hino de Esperança Nova, aliás, tem um trecho que fala disso: “Sentirei saudades dos belos cafezais, o luar hoje ilumina o leite a jorrar…”

O Governo do Estado tem estimulado o setor. A Prefeitura também, distribuindo resfriadores aos criadores, visando uma melhor qualidade do produto.

Recentemente, os agricultores se filiaram à Coopeler – Cooperativa de Produtores de Leite do Território Entre Rios -, que existe desde 2006 em São Jorge do Patrocínio e beneficia os associados, inclusive na questão de preços.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.