Existe uma cidade com 2 padroeiros? Essa cidade faz 58 anos e é Roncador

Você conhece uma cidade que tem dois padroeiros? Pois ela existe e chama-se Roncador, que está comemorando no dia 5 de outubro 58 anos de emancipação política e administrativa. Por ser importante reduto de descendentes ucranianos, foi determinado, ecumenicamente, que os padroeiros fossem São Pedro (católico) e São Nicolau (ucraniano). Na entrada da cidade, esses padroeiros aparecem dando as boas vindas aos que adentram à localidade. Também tem duas festas distintas: a de São Pedro e de São Nicolau.

O município, desmembrado de Campo Mourão, foi instalado no dia 5 de novembro de 1961. A prefeita atual é a sra. Marilia Perotta Bento Gonçalves, que executa, com o apoio da Câmara de vereadores, uma obra importante, que é o Parque do Lago, com, evidente, lago, quadra poliesportiva, pista de caminhada, pista de skate. Homens e máquinas trabalham no local. Roncador pertence à Comarca de Iretama.

Atrações

Uma das atrações roncadorenses é um prato típico ucraniano, o Perohê (ou vareneky), uma massa cozida, com variados recheios.

As paisagens são muito bonitas, com cerca de 30 cachoeiras.

Quem atrai muitos hóspedes é a pousada Parque das Gabirobas, que tem uma infinidade de atrações, como lago, piscinas, cachoeira, rio, restaurante, salão de jovos, flores, local de pesca, trilhas ecológicas, passeios a cavalo e de charrete, bóia-cross, tirolesa, Sky-bunda. No Inverno, tem o mini-pantanal, quando centenas de garças chegam ao local e é possível apreciá-las bem de perto.

No primeiro fim de semana de agosto, sempre tem o Roncatrilha, que atrai motoqueiros de várias partes do Estado e mesmo de outros estados. Promovem-se também a Caminhada Internacional da Natureza, festa da colheita, festa de são Pedro, festa de são Nicolau.

Produção

Em seus 741,490 km2, Roncador, segundo dados do Ipardes, planta aveia em 1.500 hectares, feijão em 1250, milho em 4.800, trigo em 17.500. Destaque-se o cultivo da soja, que ocupa uma enorme área de 40.000 hectares. O município é forte ainda em frangos, bovinos, suínos e ovinos.

A Prefeitura, com apoio da Universidade Estadual de Maringá, Unicentro, Emater, tem incentivado a agricultura familiar, com técnicas sobre morango orgânico (inclusive com a certificação), hortaliças e legumes.

História

Texto da Prefeitura

Por  volta  de  1920,  uma  comissão  exploradora  encarregada  de  demarcar  a  estrada  que  faria  a ligação  do  Paraná  ao  Mato  Grosso,  instalou  um  acampamento  onde  hoje  se  localiza  a  sede  do município  de  Roncador.  Com  a  derrubada  das  matas,  foram  surgindo  as  primeiras  plantação,  como também as criações de suínos.            A  colonização  de  Roncador,  pode-se  dizer,  teve  início  em  1923,  com  a  chegada  das primeiras  famílias  dos  senhores  João  Mariano  e  Jorge  Rodrigues  Monteiro.  Já,  em  1927,  chegou  a família Mendes, em 1933, os Kovalek, e, em 1936, os Vogivoda.           Também,  em  1927,  foi  construída  a  primeira  estrada  para  carroças,  em  empreitada  com  o Governador  do  Estado,  Dr.  Afonso  Camargo.  A  partir daí,  começaram  a  chegar  mais  famílias  de diferentes regiões e estados.

Roncador foi elevado à categoria de município  pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Campo Mourão. Sede no antigo distrito de Roncador. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-11-1961.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.