Famosa Casa Branca da Serra integra a Caminhada da Natureza de Palmeira

Famosa Casa Branca da Serra integra a Caminhada da Natureza de Palmeira
Foto: a Casa Branca da Serra

(PREFEITURA DE PALMEIRA)

Estão abertas as inscrições para a etapa palmeirense da 2ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuito Casa Branca da Serra, que acontece no dia 10 de abril. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 8 de abril, pelo endereço https://bit.ly/3NAhjoa, porém os participantes podem realizar doação solidária de 1 kg de alimento não-perecível.

A saída e a chegada da caminhada acontecem na Chácara Bela Vista, com portão de acesso localizado ao lado da quadra de grama sintética da Vila Militar. O evento terá início às 8 horas, porém às 7 horas os interessados já poderão apreciar o café da manhã que será servido na praça de alimentação do local.

O percurso da caminhada será de 11 km e, de acordo com a organização do evento, até mesmo pessoas que não estão acostumadas com caminhadas desta distância poderão participar, pois será uma caminhada de contemplação, sem tempo e sem competição.

A estimativa de realização do percurso para quem optar por realizar a caminhada em ritmo moderado, é de aproximadamente 3 horas, porém é possível realizar em mais ou menos tempo. As pessoas também podem realizar percursos menores, de acordo com suas condições físicas.

Durante o percurso também estarão disponíveis aos participantes três pontos de apoio, banheiros químicos e ambulância. A organização ressalta que é necessário que caminhantes levem suas próprias garrafas de água, que é permitido levar cachorros ou gatos para realizar o trajeto e que é importante que o participante esteja com vacinação contra a Covid-19 em dia.

O local de concentração da caminhada ainda contará com praça de alimentação, onde serão servidas comidas tradicionais do município, sucos naturais, cervejas e chopes locais e outras opções, além da Feira da Agricultura Familiar, com comidas, bebidas, produtos da agroindústria familiar, artesanato e flores. O evento faz parte da programação comemorativa aos 203 anos de nosso município.

A Casa Branca da Serra

No alto de uma colina, está a Chácara Palmeira e, ali, a famosa “Casa Branca da Serra”. Ela pertenceu ao fundador da cidade (uma história de 204 anos), Tenente Manoel José de Araújo. O local serviu de motivação para um poema do poeta Guimarães Passos, que esteve hospedado ali fugindo do movimento revolucionário de 1894 para exilar-se na Argentina. Os versos (em homenagem a filha de Domingos Araujo, por quem se apaixonara) foram musicados e gravados por vários cantores, como Vicente Celestino, Tião Carreiro e Pardinho, Carlos Galhardo, Paraguassu, Inezita Barroso.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.