Goioxim, que vai ter seu Estádio, comemora 24 anos de emancipação
Criado através da Lei Estadual 11.183, de 30 de outubro de 1995 (instalação em 1997), desmembrado de Cantagalo, Goioxim comemora 24 anos de emancipação no dia 30 de outubro. Como distrito judiciário de Guarapuava, já foi Lagoa Seca, depois alterado para Juquiá. Goioxim origina-se do caingangue, vocábulo composto de “goio”…rio + “xin”…pequeno: rio pequeno, arroio.
Município essencialmente agropecuário, produz, conforme o Ipardes, soja em 19.600 hectares, trigo em 2.300, feijão em 2.720, milho em 3.350 e erva-mate em 170, tendo ainda importantes criações de frangos, bovinos, suínos e ovinos. No município, cerca de 600 agricultores produzem 1.100.000 litros mensalmente.
Uma grande festa popular, que se realiza anualmente em Julho, é a Festa do Colono, com grandes atrações e atividades, além de exposição de produtos coloniais
Festa
A Prefeita Mari Terezinha da Silva, com o apoio da Câmara e da sua equipe governamental, elaborou uma programação festiva para os 24 anos. Será nos dias 26 e 26, no Centro de Eventos, com shows de Davi e Fernando, Jeann & Julio – os dois com entrada franca -, Praça de Alimentação, Tiro de Laço, parque de diversões, exposição de produtos, inauguração do calçamento na Vila Rica. Nos dias 29 e 30 teremos partida amistosa de seleções da região, jogo de bocha, passeio ciclístico, cavalgada, atividades culturais. E uma homenagem especial à cidade, com um bolo de 24 metros sendo distribuído à população.
Uma notícia que alegrou a comunidade foi o início das obras de construção do Estádio de Futebol, com pista de corrida. Era uma reivindicação antiga.