Grupo de Trabalho apresenta proposta para mudanças no Plano de Cargos e Salários dos servidores das Universidades Estaduais 

Grupo de Trabalho apresenta proposta para mudanças no Plano de Cargos e Salários dos servidores das Universidades Estaduais 
Foto – DIVULGAÇÃO

(Unioeste – Assessoria de Comunicação Social – Texto: Thiago Leandro)

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fez parte, na última segunda-feira (10), de um passo importante e de grande relevância para todos os servidores do Magistério Público do Ensino Superior e Técnica Universitária das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. A reunião contou com a presença da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp) e também do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, além de representantes de esferas para discutirem a carreira do serviço público educacional do Paraná.

No encontro, foi entregue uma proposta do novo plano de carreira para o estado. Esta já é uma discussão antiga e principalmente que vai de encontro com os apontamentos realizados por quem luta por esse novo formato de plano já há um bom tempo. “Toda a organização foi fundamental para ampliar a atratividade dessas carreiras. É importante que tenhamos novas carreiras e que possamos valorizar aqueles que estão trabalhando dentro das nossas universidades. É uma proposta viável que trará benefícios para as universidades e para a região que elas estão inseridas”, explica o presidente da Apiesp, Miguel Sanches Neto.

A proposta

A ideia da proposta apresentada é realmente avançar. Levar as universidades, e principalmente os mais de 14.134 servidores (sem contar os inativos) que as compõem, para um novo patamar, para isso é preciso passar por todos os processos “A reformulação traz avanços históricos que as categorias tanto dos docentes, quanto técnicos lutam há muito tempo, é uma modernização na carreira dos técnicos com uma equiparação com quadro próprio do estado, e dos docentes uma luta para adequação do piso salarial do magistério estadual, bem como o ajuste da porcentagem das titulações dos docentes como já é praticado em outras instituições de ensino superior”, explicou a Pró-reitora de recursos humanos, Joseane Rodrigues da Silva Nobre que participou ativamente da elaboração dos planos e estava no encontro realizado em Curitiba.

A apresentação foi feita para o próprio secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que ratificou a importância dessa discussão “Acredito que seja um bom plano. Agora, aguardamos a apresentação formal do conselho dos reitores, para que a gente possa começar a discussão dentro do governo e ver o quanto disso poderá ser atendido”, explica o Secretário Nelson Bona.

Próximos passos

Na terça-feira (11), uma nova reunião contou com a presença do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (CRUEP), que debateram o andamento da proposta, ratificando o trabalho da Comissão, com enfatiza o reitor da Unioeste, Alexandre Webber. “A proposta de modificação do plano de cargos é benéfica para os Agentes Universitários e Docentes da Unioeste, lutamos muito para que uma proposta com essa seja acolhida e aprovada pelo Governo do Estado. Começamos agora o trâmite e trabalho político para agilidade do processo.” Explica.

Alexandre ressalta também o trabalho feito pelo Grupo de Trabalho que em pouco mais de 2 meses chegou a uma proposta que realmente traz avanços aos servidores das IEES. “Parabenizo o trabalho do GT que discutiu os avanços da carreira. Precisamos destacar que em 2022 já tivemos melhorias no plano de cargos, e agora novos avanços, estão previstos. O Auxílio alimentação que já é depositado para os demais servidores do quadro próprio do Estado, por exemplo, está incluído nessa proposta”. Finaliza Webber.

Tudo o que está na proposta são avanços históricos. Demandas antigas trazidas com muita frequência pelos conselhos de cada categoria, agora a expectativa é que aconteça de forma diligente para todos “O fluxo da proposta deve ser ágil, uma vez que o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (CRUEP) já à acolheu, e de pronto encaminhou para Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) , depois ela seguirá para a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) e assim vamos conseguir levar os projetos às demais instâncias do governo para assim chegar ao nosso objetivo de aprovação das minutas, que representará um grande avanço nas carreiras. É um processo importante, agora o que queremos é o acolhimento das novas propostas reformulando as duas carreiras”, finaliza a pró-reitora Joseane.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.