Há projeto para restaurar o edifício da Escola de Música e Belas Artes

Há projeto para restaurar o edifício da Escola de Música e Belas Artes
Foto – Victor Grein Neto

Na rua Emiliano Perneta 179, em pleno centro urbano de Curitiba, um belo prédio está abandonado e sofrendo as ações do tempo. Estamos escrevendo sobre o local onde funcionava a Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP – , que está atualmente junto à Universidade Estadual do Paraná, Unespar, no campus da rua Comendador Macedo 254.

Há projeto da Prefeitura de restaurar a edificação, colocando o potencial construtivo à disposição, em convênio com o Governo do Estado. A EMBAP voltaria, então, a funcionar no antigo local, onde estava desde 1951.

Na placa, em frente, há a informação de que a edificação, de 1930, propriedade do
Governo do Estado do Paraná, foi construída em alvenaria de tijolo em 2 pavimentos com platibanda para esconder o telhado em 4 águas. “Ao longo do tempo recebeu anexos para atender às necessidades da escola, um tradicional celeiro de artistas”. A escola é reconhecida pelo Conselho Federal de Educação desde 1954.

Entre os alunos e professores de destaque da Belas estiveram o maestro Bento Mossurunga, que compôs o Hino do Paraná; os pintores Theodoro de Bona e Guido Viaro; o escultor Erbo Stenzel, Guido Viaro; o compositor Zbigniew Henrique Morozowicz (Henrique de Curitiba); os pintores Fernando Calderari e João Osório, entre outros.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.