Iniciadas as obras de duplicação da PR-445 entre Lerroville e Mauá da Serra

Iniciadas as obras de duplicação da PR-445 entre Lerroville e Mauá da Serra
FOTO- DIVULGAÇÃO

(PREFEITURA DE LONDRINA)

Na manhã do dia 26 de agosto o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Marcelo Canhada, acompanhou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti Sabóia, em uma visita às obras de duplicação da PR-445, no trecho entre o distrito de Lerroville e Mauá da Serra. A execução dos serviços teve início na última terça-feira (23), na abrangência do km 7, e as equipes operacionais mobilizadas atuam no local com maquinários realizando os primeiros trabalhos. A duplicação irá ocorrer em um trecho de 27 km de extensão, com investimento de R$ 148 milhões pelo Governo do Estado.

Com previsão de conclusão para o final de 2023, as obras vêm para resolver um gargalo de infraestrutura viária nessa área da região metropolitana de Londrina, com potencial de atrair mais investimentos no setor industrial.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a região ganhará um trecho com mais qualidade e ficará mais competitiva para captar indústrias e outros empreendimentos, reforçando seu grande potencial. “Além da questão de infraestrutura, será possível melhorar o escoamento da produção, o transporte em geral, além de gerar mais empregos e fortalecer a economia. As melhorias em estradas, no aeroporto, na área urbana e rural compõem um conjunto de ações que vem sendo fundamentais, somando forças entre a Prefeitura de Londrina e o governo estadual”, analisou.

Marcelo Canhada, Fernando Furiatti e a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da região metropolitana de Londrina, Sandra Moya

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia Marcelo Canhada, a estrada duplicada traz benefícios para Londrina e região, modernizando o trajeto deste trecho e reforçando a importância estratégica da cidade. “Trata-se de uma obra muito esperada, dada a importância da PR-445 e o alto fluxo de movimento diário por ali. A duplicação da pista faz frente a um problema que precisava ser resolvido, aumentando a segurança e aprimorando a estrutura em uma estrada onde já houve muitos acidentes e pessoas infelizmente perderam suas vidas”, pontuou.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti Sabóia, afirmou que a obra é histórica e impulsionará a evolução das conexões viárias nessa região. “Esta iniciativa significa evolução, mais um passo importante para solucionar gargalos antigos na rodovia PR-455 e suas integrações. A população aguardava há muitos anos essa duplicação, o investimento de quase R$ 150 milhões vem para dar essa resposta. O pacote abrange o trecho duplicado, aprimoramento das vias marginais, intersecções em desnível, pontes e a restauração do pavimento antigo, entre outros elementos. Teremos um tráfego mais rápido, inteligente e seguro, o que também acarretará na redução de custos”, enfatizou.

A obra contempla, além da duplicação de 27 km entre Lerroville e Mauá da Serra, a construção de uma trincheira de acesso a Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos e a correção da geometria da curva do km 21. Nesse início da execução, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está atuando no local para orientar os motoristas quanto à redução de velocidade e o cuidado ao trafegar nesse trecho.

Acompanharam também a visita as obras de duplicação da PR-445 no trecho entre o distrito de Lerroville e Mauá da Serra, a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya; o assessor da Casa Civil, Tadeu Costa e a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Débora Ramos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.