Japira: um pico agudo para a moderna cafeicultura

O café ainda é forte em Japira. Talvez mais do que nunca, depois que foram criadas a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro e a Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná, das quais o município faz parte. Conforme dados do Ipardes, Japira produz a rubiácea em 980 hectares, com os maiores cuidados de produção, colheita, secagem, transporte. Nos 189 km2 Japira produz ainda soja em 5.500 hectares, milho em 2.996, feijão em 550, cana-de-açúcar em 180, trigo em 490, além de outros produtos como arroz, melancia, uva, mandioca, banana, goiaba, laranja, maracujá. A produção de leite é muito expressiva, seguindo-se, entre os produtos de origem animal, os ovos de galinha. As maiores criações, pela ordem, são: galináceos, bovinos e suínos. O município é considerado o segundo maior produtor de uvas Niágara (depois de Marialva) do Paraná.

Emancipado política e administrativamente em 14 de dezembro de 1951, Japira está comemorando, portanto, 68 anos como município autônomo, desmembrado em parte de Ibaiti e parte de Tomazina.

Atrações

Dona de belas paisagens rurais, Japira tem uma grande atração, especialmente para os adeptos do parapente: o Pico Agudo. Com 960 metros de altura, às margens da BR-153,a 2 quilômetros do centro urbano, o local integra o circuito do campeonato paranaense da categoria. A vista lá de cima é das mais amplas de toda a região.

Até a pouco tempo, realizava-se a Festa da Uva, que pode retornar no calendário turístico.

História

Texto da Prefeitura

Japira era parte integrante do município de Tomazina. Em 1923 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira era dono de extensa área de terras entre os rios Laranjinha e das Cinzas. No ano seguinte sua propriedade rural seria cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que correria no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.

A estação ferroviária de Japira foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1924, com de-nominação sugerida pelo engenheiro Francisco Bittencourt.

Não demorou e ao redor da estação foram construídas dezenas de casas, que aumentavam gradativamente, com o passar dos anos. A lei nº 93, de 19 de setembro de 1948, criou o Distrito Administrativo de Japira, jurisdicionado ao município de Tomazina.

Em 14 de dezembro de 1951, pela lei nº 790, foi criado o município de Japira. As primeiras eleições deram-se a 9 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

Os primeiros desbravadores sempre avistavam uma ave de coloração preta e avermelhada que os índios chamavam de Japuyra. Então o nome Japira foi inspirado nesta ave, que habitava abundantemente a região na época da criação do município. O pássaro tem o nome de GUACHE JAPUYRA, daí a derivação JAPIRA. A estação de trem passou a chamar-se estação de “Japyra”; e mais tarde se tornou o nome da cidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.