Lideranças se reúnem para discutir o futuro de Cianorte

Lideranças se reúnem para discutir o futuro de Cianorte
FOTO – DIVULGAÇÃO

(Por ASN Paraná)

Cerca de 40 lideranças do Poder Público, de universidades, de instituições sociais e empresariais de Cianorte participaram nos dias 28 e 29 de evento para a discussão de diretrizes que poderão guiar ações do Programa de Desenvolvimento Econômico de Cianorte (Prodec). Batizado de Cianorte 2053, o programa foi instituído, em março deste ano, pela Lei Complementar nº 229/2023.

O objetivo do Cianorte 2053 é fomentar o desenvolvimento socioeconômico do município e promover a geração de emprego e de renda, por meio de ações voltadas aos diversos segmentos da indústria, comércio atacadista e varejista, prestadores de serviços, entre outros, tendo em vista o conceito de cidades inteligentes.

“O trabalho começou no ano passado e agora damos um passo no sentido de discutir com as várias esferas da sociedade as prioridades que poderão nortear estrategicamente as ações que serão realizadas para desenvolver Cianorte. Estamos pensando a cidade para os próximos 30 anos”, diz Valtemar Sartorelli, consultor do Sebrae/PR, instituição parceira e responsável pela metodologia do programa.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic), Onesiforo Cândido, destaca que o encontro foi uma oportunidade de analisar áreas como infraestrutura, serviços aos cidadãos, sustentabilidade, organização social, conexões, economia, gestão pública e tecnologia, inovação e conhecimento.

“Na área de serviços aos cidadãos, o tema de serviços na saúde, por exemplo, poderá sustentar uma diretriz. Poderemos ter mais leitos, médicos e tratamentos de alta complexidade. De modo geral, ações neste setor e em outros irão promover impacto não só em Cianorte, mas nos municípios da região”, comenta Cândido.

Após a troca de ideias e de sugestões entre as lideranças, as propostas de diretrizes serão compiladas e organizadas por uma equipe de consultoria, neste mês. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codec), também estabelecido pela Lei Complementar nº 229/2023 e que está sendo estruturado, estará à frente do cumprimento das diretrizes e da realização das ações.

“Pensar o município sem considerar as competências das cidades inteligentes, como sustentabilidade e tecnologia, é inviável. E tornar Cianorte referência só é possível com a contribuição das lideranças do Executivo e do Legislativo e, principalmente, da sociedade civil. Quando sentamos e pensamos juntos, conseguimos ter uma visão macro e alcançar grandes mudanças”, enfatiza o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.