Londrina vai ganhar Centro Nacional de Recondicionamento de Computadores

Londrina vai ganhar Centro Nacional de Recondicionamento de Computadores
Foto: Kayo Souza / divulgação

(PREFEITURA DE LONDRINA – com informações da assessoria de comunicação da deputada federal Luisa Canziani)

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante participação do EG 2023 – 10º Encontro de Gestores de Telecomunicações, evento realizado em Londrina pelo Grupo Solintel. O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal, e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), junto à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A instalação deve ocorrer até o final do ano.

“Definimos como temas prioritários do nosso trabalho a conectividade universal e significativa, inteligência artificial, governo digital e integridade da informação. E, por isso, a implantação dos CRCs são fundamentais”, salientou o ministro Juscelino Filho. Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos. Os equipamentos recondicionados em Londrina serão distribuídos para todo o Paraná.

“Londrina recebeu o projeto piloto do programa de Letramento Digital, que tem por objetivo preparar nossos alunos para o mundo digital. Os brasileiros têm que estar preparados para exercer profissões que nem existem e a conectividade e a formação da mão de obra são alguns dos pilares para o desenvolvimento do País”, afirmou a deputada Luisa Canziani.

Impacto social

O Programa Computadores para Inclusão já soma, desde sua criação, um total de 32,9 mil computadores doados, distribuídos para 717 municípios brasileiros. O objetivo é alcançar um total de 40 mil computadores doados, até o final de 2023. Quanto aos processos de formação, foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho e a destinação de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

“O impacto social do trabalho realizado pelos CRCs é percebido na comunidade: formação humana, técnica e empreendedora, que busca fomentar a inclusão digital e a capacitação para o mercado de trabalho, com foco na complementação educacional e cultural, colocando o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem”, salientou o ministro.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.