Manoel Ribas festeja 67 anos com shows nacionais

Manoel Ribas festeja 67 anos com shows nacionais
Foto – DIVULGAÇÃO (PMMR)

(da Redação)

Uma das primeiras cidades a comemorar aniversário de emancipação, no começo de 2023, é Manoel Ribas. No dia 8 de janeiro o município festeja 67 anos . A Prefeitura programou para os dias 7 e 8 dois shows nacionais: no dia 7 apresentam-se Diego & Arnaldo e no dia 8 César Menotti & Fabiano. Vai ser no Estádio Municipal Silotão, inteiramente grátis.

O município foi criado no dia 8 de janeiro de 1956, desmembrado de Pitanga (lei estadual 2398).

Com uma área territorial de 572 km2, está a 908 metros de altitude. É sede de Comarca.

Conforme dados do Ipardes, planta-se ali soja em 26.700 hectares, trigo em 14.500 hectares, milho em 7.500 e feijão em 2.000, além de outras culturas como a mandioca, erva-mate, abacate, banana, laranja. A produção de leite é das maiores do Paraná. Na aquicultura, destaque para a tilápia.

História

A história de Manoel Ribas começa na década de 1940, quando a região, habitada pelos índios Kaingang, recebia imigrantes alemães, ucranianos e italianos.

Houve muitos conflitos com os indígenas. Em 1927, Fabrício Antonio Getúlio requereu uma área com cerca de 2.000 alqueires, sendo responsável pela vinda de inúmeros colonos. Em 1940 dois empreendedores, Dr César Lamenha Siqueira e Edmundo José Hauer, resolveram edificar uma cidade na então Gleba Santo Antonio. A localidade passou a fazer parte de Pitanga como distrito.

A história de Manoel Ribas é feita de muito trabalho e sacrifícios. No distrito, a economia baseava-se na criação de suínos. Os animais eram vendidos e conduzidos a pé por uma comitiva com retaguarda de carroças e cavalos que ia para Candido de Abreu, Reserva, Ponta Grossa. No caminho, matavam alguns porcos e faziam charque para a alimentação. A viagem demorava em torno de 30 dias para ir e voltar, conforme o destino.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.