Associação das Mulheres Rurais de Chopinzinho, um marco para a agricultura familiar do sudoeste

Associação das Mulheres Rurais de Chopinzinho, um marco para a agricultura familiar do sudoeste
Foto: SEAB

(da Redação)

Há 34 anos a Associação das Mulheres Rurais de Chopinzinho é um marco para a agricultura familiar do Sudoeste do Paraná. Com quase 200 associadas, com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado conseguiram ir ampliando seu espaço e as produções. A meta agora é aumentar a comercialização do que produzem.

No começo de dezembro, junto com o prefeito Edson Luiz Cenci (Neco) e o vice Daniel Zanesco, além do secretário de desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia Michael Renan Bonomi, a presidente (Evanir Accorsi) e integrantes da AMR estiveram reunidos com o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, tratando de assuntos da agricultura familiar e do fortalecimento a associação.

Desenvolvimento

A agropecuária de Chopinzinho, com Valor Bruto da Produção (VBP) de aproximadamente R$ 568 milhões, é formada principalmente por pequenas propriedades produtoras de grãos, frango de corte e leite – sendo um dos principais produtores do Sudoeste – e com uma forte agroindústria. O apoio via programas estaduais tem sido fundamental para o desenvolvimento da economia da região.

No caso da Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho, agora os novos desafios são a ampliação da comercialização, a busca por maior valor agregado – aproveitando o aumento da procura por produtos artesanais –, e a atração de jovens para o trabalho no campo e no atendimento ao público nas feiras.

As produtoras já estão se organizando com projetos de fornecer alimentos para merenda escolar para cidades vizinhas. Esses novos projetos também contam com a parceria do governo estadual.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.