Maringá cresce na produção de cervejas artesanais

Uma das cidades brasileiras onde a produção e consumo de cervejas artesanais são muito expressivos, é Maringá. Marcas próprias, como Cathedral, Eden Bar, Araucária, Horus, ganham troféus e prêmios pelo país (a Cathedral foi eleita a “Melhor Cerveja” do país em 2018). Na “Cidade-Canção”, existem atualmente 16 cervejarias e 4 brewpubs, além de 15 bares especializados em cerveja artesanal.

Por tudo isso, em reunião no dia 9, representantes das principais cervejarias artesanais de Maringá, juntamente com o vice-prefeito, Edson Scabora, e diretores da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), firmaram parceria para fortalecimento em eventos, festivais e projetos do segmento. Na próxima semana um projeto de evento deve ser apresentado para análise e estudo da comissão técnica.

Um levantamento preliminar da prefeitura em 16 cervejarias apontou que são produzidos aproximadamente 219 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Essa produção aumenta durante o verão e é comercializada em torno de 50 estabelecimentos entre brew pubs (os bares das cervejarias), mercados e bares da cidade. Uma estimativa não oficial aponta que são movimentados mais de R$ 15 milhões mensalmente, sendo que há ainda a venda de acessórios (a cidade tem uma indústria de equipamentos cervejeiros) e da gastronomia dos bares que têm cozinha.

O segmento com grande potencial econômico na cidade, tinha uma produção pequena feita em panela no fogão de casa. A produção maringaense mais que dobrará no segundo semestre com a inauguração de novas fábricas, gerando empregos. Participam do projeto com a prefeitura, cervejeiros com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.