Monumento à época de ouro da navegação pelo rio Iguaçu

Monumento à época de ouro da navegação pelo rio Iguaçu
FOTO – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Até 1953 a hidrovia do rio Iguaçu foi muito importante para a economia do Paraná. Tudo começou em dezembro de 1882 quando o Coronel Amazonas Marcondes lançava às águas o seu vapor Cruzeiro. Com 340 quilômetros de extensão, a hidrovia atravessava os municípios de Porto Amazonas, São Mateus do Sul e União da Vitória (Porto União).

Mas o que tem em São Mateus é o Monumento Vapor Pery, que foi lançado em 1912 juntamente com duas lanchas de grande proporção, a “Cila” e a “Duda”. Suas máquinas tinham uma potência de 75 cavalos – vapor. Sua capacidade de carga, incluindo as lanchas, era de 1100 sacas de erva mate ou 400 dúzias de tábuas. Passou pôr três reformas que lhe deram, cada uma, aspectos diferentes como: a mudança do casco de madeira para ferro, o oferecimento de quatro cabines fechadas com beliches aos passageiros que, em sua ultima reforma em 1939, passaram para a tolda.

O monumento pode ser visto – e apreciado – no início da rua João Gabriel Martins, no Parque Iguaçu (às margens do rio Iguaçu.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.