Muita festa comemorou os 70 anos da colônia e Cooperativa Witmarsum

Muita festa comemorou os 70 anos da colônia e Cooperativa Witmarsum

Este final de semana (30 e 31 de julho) foi de muita festa na Colônia Witmarsum, em Palmeira, para comemorar os 70 anos de fundação tanto da colônia como da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum.

Os dois dias de evento aconteceram no Centro Cultural Social e Recreativo Witmarsum Park.

Na verdade, a colônia completou 70 anos no ano passado, mas, por conta da pandemia, a comunidade não conseguiu festejar como desejava.

Muita gente da região e de Curitiba movimentou a localidade e as atrações foram muitas. A começar pela gastronomia típica, cafés coloniais, tortas alemãs, desfile de tratores antigos, apresentação de grupos folclóricos, shows musicais e os restaurantes oferecendo pratos inéditos utilizando os queijos produzidos pela cooperativa (tipos Raclette, Brie, Appenzeller, Emental). Durante os festejos foram lançados novos tipos de queijos: os tipo Gouda e Emental Extra de longa maturação. E também aconteceu o lançamento do mais novo produto, o suco de uva integral Witmarsum, com 100% de uvas bordeaux sem adição de conservantes e corantes.

Não faltaram as cervejas da colônia e de Palmeira (UsinaMalte, Kunst Brauerei, NatBier, Riffert).

Jogos coloniais, livro

Para aqueles que buscam diversão além de boa comida, vale se inscrever nas competições dos jogos coloniais. Com disputas que vão desde jogos de tabuleiro e baralhos tipicamente menonitas, até levantamento de caneco, corrida de latão de leite, e arremesso de Zwieback em duplas (pãozinho tradicional Menonita). Uma oportunidade única para vivenciar as tradições culturais da colônia.

A festa também foi palco do lançamento do livro “O Perigo da semente” (Ricardo Phillipssen, Editora Saíra), que conta a história de alguém que decidiu deixar as plantas da sua horta completarem o seu ciclo natural e que, então, passou a lidar com as surpreendentes consequências dessa decisão. Com esse enredo delicado, o livro propõe um novo olhar para a natureza, além de levantar importantes reflexões acerca dos ciclos, das relações em comunidade do respeito e da sustentabilidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.