Muita música nos 24 anos de Foz do Jordão

Mais uma realização em prol do desenvolvimento cultural paranaense: a Prefeitura de Foz do Jordão vai realizar nos dias 19 e 20 de outubro o I Festival de Música FESTFOZ. Será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde as pessoas da cidade possam mostrar seus trabalhos a comunidade e familiares. O evento será organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria municipal de Educação e Cultura. O local será o Pavilhão Paroquial. Serão 3 categorias: infantil (até 12 anos), infanto-juvenil (de 12 a 18 anos) e adulto (acima de 18 anos).

Destaque-se que o município de Foz do Jordão estará comemorando no dia 22 de outubro o 24º aniversário de fundação – fato que ocorreu no dia 16 de dezembro de 1995.

História

A história da criação da cidade de Foz do Jordão está relacionada à uma lenda sobre as missões jesuíticas do século XVII. Durante uma dessas missões, os religiosos encontraram pedras preciosas em uma aldeia próxima a um sítio chamado Foz do Jordão. Com a chegada dos bandeirantes, os jesuítas foram expulsos levando consigo as preciosidades e as escondendo em um lugar próximo ao sítio. Com o passar dos anos, o local ficou conhecido como Segredo dos Jesuítas e em 1770, a partir da construção de uma fortaleza, imigrantes de outras regiões chegaram e se estabeleceram no lugarejo.

No século XX, uma empresa americana (Lutcher S.A.) resolveu instalar, às margens do principal rio da região, uma usina hidrelétrica, uma fábrica de pasta de celulose, um aeroporto e uma área residencial para seus funcionários. Porém, em 1965 a instituição faliu causando um impacto na economia do lugar. Somente na década de 1970, a usina hidrelétrica de Segredo realmente iniciou as suas atividades. O então distrito pertenceu durante muito tempo ao município de Candói, até que, em 1995, acabou recebendo a sua autonomia e ganhou o novo nome de Foz do Jordão.

Mais Médicos

Foz do Jordão foi contemplado pelo programa do Governo Federal Mais Médicos para o Brasil. Chegou à cidade, vindo por esse programa o médico Valdinei Pereira de Souza, que é clínico geral. Ele teve uma recepção calorosa, estando presente o prefeito Ivan Pinheiro da Silva, a primeira dama Roselene Teixeira e toda a equipe da Municipalidade.

 O Programa “Mais Médicos”  é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais. Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.