Museu Tingui-Cuera é ampliado em Araucária

Museu Tingui-Cuera é ampliado em Araucária

(PREFEITURA DE ARAUCÁRIA)

Na última quarta-feira (27), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) publicou no Diário Oficial da União um extrato do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Copel Distribuição S.A., que resultará na construção de uma nova estrutura do Museu Tingüi-Cuera, em Araucária. O novo espaço terá 380m², ficará próximo ao museu e terá como objetivo o de melhorar a conservação de acervo histórico local. Além disso, o museu terá condições adequadas de receber a guarda de materiais arqueológicos de outras localidades.

O projeto do novo espaço foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) e prevê laboratórios de análise (para limpeza, conservação e restauro dos materiais), três áreas de acervo devidamente climatizadas e com mobiliário adequado (para guardar os itens), além de espaço administrativo. O TAC prevê ainda que a equipe do Museu Tingüi-Cuera passará por treinamento com foco na conservação preventiva e arqueologia.

O investimento financeiro dessa obra e a sua execução são de responsabilidade da Copel Distribuição S.A. Um técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acompanhará as etapas do processo. A atual estrutura do museu continuará funcionando normalmente com as exposições e acervo para a comunidade.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.