Na Lapa, 98 cultivares de frutas na Vitrine de Frutíferas da Lapa

Na Lapa, 98 cultivares de frutas na Vitrine de Frutíferas da Lapa
Foto – DIVULGAÇÃO

(da Redação)

Funciona na Lapa a Estação de Pesquisa do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Está ali uma mostra das variedades de frutas que podem ser cultivadas na região sul paranaense.

A idéia é potencializar a produção de uvas, peras, ameixas, pêssegos, kiwis, figos, framboesas, maçãs. Para o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o Paraná avançou em produtividade, mas ainda há muito conhecimento disponível que não é aplicado no dia a dia do produtor.

Sobre o futuro das atividades, uma garantia: a Ceasa vende R$ 3,3 bilhões por ano e 65% desse volume vem de outros estados.

Cultivares

O engenheiro agrônomo Maghnon Henrique Melo, do IDR-Paraná, informou que a Estação de Pesquisa da Lapa foi criada em 1978. A Vitrine de Frutíferas da Lapa foi criada posteriormente, em 2009. Por alguns anos a unidade ficou inativa, mas em 2013 o trabalho foi retomado. Atualmente a Vitrine conta com uma área de três hectares, onde são mantidas 98 cultivares de maçã, uva, pêra, pêssego, nectarina, amora, framboesa, mirtilo, figo, kiwi e ameixa. “A idéia é demonstrar às autoridades da região o potencial que os municípios têm para a produção de frutas”, destacou Melo. Segundo ele, há poucos cultivos de frutíferas na região, apesar de a atividade promover densidade de renda, isto é, gerar um bom retorno financeiro aos agricultores mesmo com pequenas áreas.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.