Na Ucrânia, bombas, destruição, mortes. Aqui, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana

Na Ucrânia, bombas, destruição, mortes. Aqui, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana
Foto – DIVULGAÇÃO (CMC)

(CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA)

Na Ucrânia, a guerra contra a invasão da Rússia traz o amargo sabor de violência, destruição, mortes. No Brasil e em Curitiba, país e cidade onde a paz domina, foi celebrado no dia 24 de agosto o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. Na Câmara Municipal curitibana a fachada do palácio ganhou vida com as cores azul e amarelo, por meio da iluminação cênica, ressaltando a herança ucraniana e sua influência na diversidade cultural do Brasil.

Curitiba conta com 10 igrejas Greco-Católicas Ucranianas e 2 Ortodoxas, além de três sociedades civis, de dois grandes grupos folclóricos, da sede da Representação Central da comunidade ucraniana no Brasil e do Consulado Honorário de Curitiba. Aqui também se localiza a sede do Arcebispado Católico Ucraniano e Ortodoxo Ucraniano, além de uma faculdade teológica, colégios e irmandades religiosas. O município também mantém o Largo da Galícia, a Praça da Ucrânia e o Memorial Ucraniano no Parque Tingui.

A iluminação cênica do Palácio Rio Branco aliada a essa causa, do Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, serve como um lembrete da importância da diversidade e da união entre diferentes culturas. Durante a sessão plenária do dia 23 de agosto, a CMC recebeu o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), Vitório Sorotiuk, que destacou em plenário as comemorações da Comunidade Ucraniana no Paraná e no Brasil. As datas foram instituídas, respectivamente, pela lei estadual 14.496/2004 e pela lei federal 12.209/2010.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.