Nova safra com apoio do Governo para novas máquinas agrícolas

(da Redação, com informes da AE Noticias)

É no segundo semestre que começa mais uma nova safra. E com ela, é preciso ter um bom planejamento de preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita. Muitos produtores buscam se modernizar e procuram boas ofertas de maquinário agrícola. Mas, com o aumento do dólar, que soma 20% no acumulado de 2020, as principais companhias de máquinas agrícolas anunciaram que os preços dos equipamentos podem subir para mitigar os custos com câmbio. Para pequenos produtores, se o aumento se concretizar, torna-se difícil o investimento em máquinas em meio a uma pandemia.

Por isso, linhas de créditos rurais são essenciais para garantir o acesso do pequeno produtor rural à modernização e a possibilidades de investimentos em sua propriedade. Pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), é possível financiar máquinas na linha Mais Alimentos com juros que vão de 2,75% a.a. a 4% a.a..

Aqui no Paraná, o produtor rural encontra mais uma vantagem. Além do Pronaf, o Programa Trator Solidário proporciona mais redução de juros no empréstimo de valores. O programa é administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e operacionalizado em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER, Fomento Paraná, agentes financeiros oficiais, cooperativas de crédito e fabricantes de implementos, equipamentos e tratores.

Os produtos adquiridos por meio desse programa têm redução entre 15% e 20% no valor em relação ao preço de mercado. O prazo de financiamento é de até sete anos com 14 meses de carência.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.