Suas Majestades as Abelhas: um dia Nacional e outro Mundial para festejá-las

As abelhas são tão importantes para a Humanidade, especialmente por causa da polinização das plantas, mas também pelo mel (e seus derivados) que produzem, que há duas datas homenageando-as. Uma é o Dia Nacional das Abelhas, que se comemora no dia 3 de outubro e outra o Dia Mundial das Abelhas, no dia 20 de maio.

O Paraná tem muito a ver com abelhas e com mel. O Estado é um dos maiores produtores e o maior exportador.

Ortigueira

O maior produtor paranaense e brasileiro de mel é Ortigueira. Recentemente, foi inaugurada ali a Unidade de Beneficiamento de Mel – UBM – da Apomel, – Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel. Localizada nas margens da BR-376, Km 354, o local passou a possibilitar a venda fracionada de mel agregando valor ao produto. Segundo o Sebrae Pr, a conquista beneficia 45 agricultores da região.

Destaque-se que o mel ortigueirense foi o primeiro produto do Paraná a receber o registro de Denonimação de Origem, isso em 1975. A concessão reconhece que as características físico-químicas decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel feito nos arredores. O registro foi conquistado por meio de uma estratégia do Sebrae/PR com a associação de apicultores e outros órgãos e instituições, com foco na diferenciação de produtos do Estado.

O produto apresenta propriedades específicas e únicas, qualidade comprovada e atributos como a coloração clara e o sabor suave, características asseguradas principalmente pelas flores de capixingui (árvore nativa) e de assa-peixe (arbusto nativo), comuns nas pastagens apícolas da região.

Mandirituba

Já Mandirituba é considerada a capital do mel produzido por abelhas nativas sem ferrão. Em 2017 a Associação de Meliponicultores de Mandirituba – Amamel – obteve a certificação do Serviço de Inspeção Federal, permitindo a comercialização em locais públicos. A conquista foi resultado do trabalho conjunto de criadores e técnicos, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

No Paraná existem cerca de 35 espécies de abelhas sem ferrão, mas apenas 15 tem potencial para produção de mel. Estima-se que existam mais de 5 mil produtores espalhados pelas diversas regiões do Estado.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.