Novas e melhores defensas no Porto de Paranaguá, mais segurança para navios e trabalhadores

O Porto de Paranaguá está ficando mais seguro para navios e trabalhadores, com a implantação de novas defensas ou manutenção das antigas. Das 97 defensas instaladas no terminal, 76 unidades estão sendo trocadas no cais, no píer de inflamáveis e nos dolfins, onde atracam os navios de veículos, na extremidade leste do porto. A substituição e manutenção dasdefensas dão continuidade ao processo de melhorias no terminal marítimo.

As defensas são equipamentos constituídos de grandes peças de borracha e placas. Elas servem para auxiliar a atracação de navios com maior segurança, estabilizando a embarcação na hora de encostar no cais.

As melhorias devem atrair ainda mais navios para os portos paranaenses, pois trazem mais segurança às operações.

Os trabalhos são executados pela empresa especializada AJM INFRAESTRUTURA, de Jaraguá do Sul (SC).

Segurança

O comandante de um dos rebocadores que operam no Porto de Paranaguá, Emerson Rodrigo Pasciceae, confirma a importância das defensas. Segundo ele, por menor que seja o navio, o impacto é muito grande e sem a presença dos mecanismos, o estrago pode acontecer. Apesar da potência – de quase 4.000 cavalos de motor de propulsão e 50 toneladas de capacidade de tração – essas embarcações não reduzem completamente o impacto na hora da atracação do navio no cais.

No dia 18 de maio o Porto de Paranaguá recebeu  o maior navio de líquidos de sua história. Com 228 metros de comprimento e calado de 12,5 metros, o Cielo Rosso tem o tamanho equivalente a um prédio de 64 andares. A embarcação, de bandeira liberiana, é a maior deste tipo a operar no porto paranaense. Tem capacidade para 70 mil toneladas e descarregou 19,5 mil metros cúbicos de óleo diesel no píer privativo da Cattalini Terminais Marítimos. Na ocasião, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmava que “só é possível receber um navio deste porte graças aos investimentos realizados pelo poder público e iniciativa privada. A dragagem de manutenção continuada e a segurança em nossos acessos marítimos, somadas à estrutura de defensas, dolphins e píers da empresa, são determinantes para que o porto atenda a demanda de embarcações cada vez maiores”.

Ampliação do cais do Porto de Paranaguá traz impactos à Economia do Paraná

(FAEP – SENAR)

Inaugurada em 22 de setembro de 2020, a ampliação do cais do Porto de Paranaguá traz impactos diretos ao agronegócio paranaense. As obras de modernização e ampliação em 100 metros do berço 201 aumentaram em 140% a capacidade atual de movimentação naquele ponto, favorecendo as operações. Para essas intervenções, a Portos do Paraná, empresa pública que administra o terminal, investiu R$ 201,7 milhões. Além disso, o governo do Paraná autorizou investimentos privados de R$ 117,7 milhões no porto, o que deve favorecer a ampliação das exportações de açúcar.

“Tudo isso vai aumentar sobremaneira as nossas exportações e melhorar o escoamento da produção. É um berço a mais e vai suscitar a consolidação de um novo corredor de exportações, interligado ao atual, e com capacidade para se desenvolver bastante”, avalia o consultor de logística da FAEP, Nilson Hanke Camargo, que também é membro do Conselho de Administração do Porto de Paranaguá.

A ampliação permite que o berço 201 receba navios maiores, capazes de embarcar até 80 mil toneladas de carga bruta, principalmente de graneis sólidos. Essas embarcações são consideradas de grande porte e classificadas em uma categoria chamada de Post Panamax. A obra beneficia diretamente o agronegócio do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina, além do Paraguai.

Além do prolongamento do cais, o berço 201 também recebeu melhorias, como uma nova estrutura eletromecânica, que inclui dois novos shiploaders (carregadores de navios), com capacidade de operar 2 mil toneladas por hora. Com isso, a capacidade de movimentação saltou de 2 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas de grãos por ano. Com as obras e os novos sistemas, o Porto de Paranaguá se tornou mais competitivo em relação a outros terminais do país, principalmente nos embarques de produtos do agronegócio.

O Porto Paranaguá
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.