Novo bloco da UTFPR é inaugurado em Cornélio Procópio e fica oficializada instalação do Instituto Federal do Paraná

Novo bloco da UTFPR é inaugurado em Cornélio Procópio e fica oficializada instalação do Instituto Federal do Paraná
Foto – DIVULGAÇÃO (PMCP)

(PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO – Najylla Nogueira)

No dia 30 foi inaugurado o novo bloco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), denominado de “Bloco R”. Conquista coletiva, foi a menção mais utilizada no evento que reuniu membros acadêmicos, institucionais, políticos e comunidade. “Trabalho de muitas mãos que nos gera gratidão neste momento. O novo bloco é um divisor de águas para a Universidade que prospera, e muito, com este novo espaço”, disse o diretor da UTFPR, Márcio Jacometti, na abertura da solenidade.

Explicou que os quatro pavimentos que compõem o bloco R acomodarão diretoria de planejamento, almoxarifado, patrimônio, departamento de recursos didáticos, programa de pós graduação e mestrado, nova biblioteca, mini auditórios e novas salas de aula. Iniciada em 2013 a construção do bloco enfrentou vários problemas de ordem financeira e administrativa que prolongaram o prazo de entrega. “Sabemos das dificuldades do poder público em realizar grandes obras, burocracia que não é controlada pelo gestor, mas hoje é uma data muito especial, pois a inauguração deste novo bloco significa avanço da educação da Universidade que irá, em breve, abrigar as aulas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Me sinto motivado pela parceria que temos com a Universidade e agora com a realização do Instituto”, declarou o prefeito de Cornélio, Amin Hannouche.

Ainda agradeceu com ênfase o trabalho conjunto dos Deputados, em especial do ex-deputado, Alex Canziani, intitulado Honoris Causa da Universidade, e a Deputada Federal Luísa Canziani, que desde seu primeiro dia de mandato olhou e investiu recursos na Universidade. Hannouche lembrou da trajetória de seu trabalho e citou os Deputados que sempre o apoiaram como o Alex Canziani, Luísa Canziani e o Deputado Estadual Luís Cláudio Romanelli. Citou para, oportunamente, pedir apoio para realocações que possibilitarão ampliar ainda mais o campus universitário.

“A construção do bloco R contou com esforço e engajamento coletivo que foram peças chaves para que ela se concretiza-se. E vejo aqui uma união que muito me alegra para melhorar ainda mais o campus de Cornélio. Contem sempre com o apoio da reitoria porque a nossa união é que viabiliza uma educação de cada vez mais qualidade”, declarou em sua fala o Magnífico Reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, que estava acompanhado da Vice-Reitora da Universidade, Tangriani Assmann. Após a solenidade todos os presentes visitaram o bloco R que agora será utilizado por todo o corpo docente universitário da UTFPR e do IFPR. Também participaram da solenidade: Major Dantas, do 18 Batalhão de Polícia Militar, Frederico Alves, representando o Governo do Estado e a Vice-Prefeita, Angélica Olchaneski.

Expansão

A compra da sede do Sindicato Rural Patronal e a cedência do terreno municipal que abriga atualmente a Secretaria de Educação, foram pautas para ampliar o campus da Universidade. O assunto foi pautado pelo prefeito Amin que recebeu o apoio da Deputada que garantiu recursos para realização. (Comunicação/Prefeitura)

Unidade do IFPR

3 dias antes Cornélio Procópio oficializou a instalação no município de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Termo de Cooperação Técnica Tripartite entre a instituição, o Município e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi assinado entre seus respectivos diretores, durante cerimônia no Centro Cultural Galdino de Almeida. O objetivo da nova unidade do Instituto será o de ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a serem executados no município, com a oferta de cursos técnicos Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo; Mecânico de Máquinas Agrícolas; Mecânico de Máquinas Industriais; Eletricista Industrial e Programador Web. Também vai desenvolver atividades extensão, pesquisa e inovação.

“São cinco novos cursos a serem iniciados em Cornélio Procópio através de um projeto embrião, com 30 alunos em cada um deles. E, mais que isso, são as 150 famílias que serão beneficiadas com ensino de altíssima qualificação”, manifestou prefeito Amin Hannouche, após a cerimônia. Disse que são cursos com certificação federal. Além da qualidade do ensino que será ministrado, esses alunos ainda irão receber uma bolsa-auxílio como motivação. Para o reitor do instituto, Odacir Antonio Zanatta, sua vinda para Cornélio Procópio significa um marco para a região por trabalhar com educação técnico/profissionalizante. Disse que, apesar da região já contar com a UTFPR e Universidade Norte do Paraná (UENP), instituto vai preencher a lacuna que existe na oferta de cursos técnicos. “Vem justamente para suprir essa lacuna com cursos de formação que permitam a essas pessoas irem mais rápido para o mercado de trabalho”, resumiu o dirigente em sua saudação.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.