O quê destacar em Faxinal? Cachoeiras? Motocross? Caminhadas? Tomate em estufa?

Faxinal comemora 68 anos de emancipação no dia 14 de dezembro graças a lei estadual 790 de 14 de dezembro de 1951, desmembrando de Apucarana. Vai ter festa das boas, com a Expo Faxinal 2019. As atrações musicais serão com Humberto e Ronaldo para a sexta-feira (13), Conrado e Aleksandro para o sábado (14), o dia de aniversário de Faxinal e para fechar a festa, a dupla Marcos e Belutti, no domingo (15). Tudo de graça para a população.

Conforme a Prefeitura, o termo “FAXINAL” será tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, tendo um sentido mais amplo que o encontrado no dicionário: Uma quantidade de terra que não era habitada e ainda sem proprietário, que foi conquistada por desbravadores. Cada um desses desbravadores fica com um pedaço dessa terra, mas não dividem as propriedades com cercas e todos criam seus animais soltos nas terras um dos outros, identificados pelas marcas de cada um.

Produção

Na área territorial de 715 km2, são plantados, conforme o Ipardes, 3.800 hectares de aveia (uma das maiores produções do Paraná), 15.000 de soja, 6.000 de trigo, 2.200 de milho, além de abacate, caqui, tomate, mandioca, batata-doce, feijão, etc. Faxinal está sendo conhecida como “Capital do tomate em estufa”, tantas são as produções no município. As maiores criações, pela ordem, são de galináceos, bovinos, ovinos e suínos. São expressivas as “safras” de leite e ovos de galinha.

No parque industrial, está sediada a Adram, produzindo amidos de milho. Outras empresas fabricam rações para animais, confecções, metalurgia, madeiras.

Atrações

Faxinal deve ser a capital dos esportes. Só de caminhadas, a cidade promove várias programações. Tem caminhada das Águas, Internacional, do Monge João Maria, Internacional da Natureza… O faxinalense vive caminhando. Tem também competições de MotoCross, pedaladas. Em Agosto, dias 17 e 18, promoveu a 5ª. etapa do campeonato brasileiro de MotoCross, quando uma pista foi especialmente aberta para a ocasião.

O município está recheado de belas paisagens, com muitas cachoeiras. O Hotel Fazenda Luar de Agosto oferece apartamentos e chalés, ou camping, com trilhas, tirolesa, rapel, cachoeira, piscina com toboágua, banho de argila.

Tem também o Recanto das Palmeiras, para quem gosta de tomar banho de piscina.Um toboágua natural de 80 metros proporciona uma experiência ao mesmo tempo divertida e radical. Nos momentos de descanso, é possível provar o melhor da culinária local.

A Estância Império Pura Pedra tem uma vista privilegiada para os 125 metros da Cachoeira São Pedro. O lugar oferece área de camping, piscina, quiosques e comida típica.

Tem o Sítio Santo Antônio, onde só o café da manhã, que é delicioso, já seria suficiente para visitá-lo. Tem ali uma cachoeira de 48 metros de altura, que  ajuda a tornar o lugar ainda mais irresistível. A infraestrutura conta com camping e comida típica.

História

Texto do IBGE

Os primeiros desbravadores a fixaram residência na localidade em 1920, foram os senhores Cecílio Caetano dos Santos, João Vacheski, Evaldo Vekerkin e Francisco Leocádio dos Santos. Acompanhados das respectivas famílias, esses desbravadores construíram casas no outeiro onde hoje se localiza a sede do município de Faxinal.

A colonização da região de Faxinal é relativamente recente, embora existam indícios históricos de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí. Porém, apenas no século XX, após a década de trinta, é que a concessão de terras pelo governo do estado a uma colonizadora inglesa, propiciou a ocupação do território.

O nome faxinal significa “campos abertos de matos curtos”. Palavra formada pelo termo “faxina”, que vem do italiano “fascina”, designando região de campo entremeada de arvoredo e trecho alongado de campo que penetra na floresta ou ainda campo de pastagem cortado por arvoredo esguio (mato ralo constituído de pinhal, taquaral, erval etc.). O sufixo “al” origina-se do latim “ale”, significando coleção ou quantidade.

Quando se tornou Interventor Federal, Manoel Ribas determinou que fosse demarcada uma área de 40 mil alqueires de terras na região do atual município de Faxinal. A intenção era fundar, futuramente, uma cidade na região. Não demorou muito e a área de terras demarcada a pedido de Manoel Ribas foi desmembrada e transformada em lotes rurais produtivos.
O fato de se localizar às margens da estrada que ligava Ivaiporã a Apucarana proporcionou a Faxinal notável progresso.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.