Paiçandu progride com o tripé cana-milho-soja

Paiçandu, “encostada” com Maringá, vai comemorar 59 anos de instalação do município no dia 19 de novembro. Foi desmembrado de Maringá em 19 de novembro de 1961. A Prefeitura organizou para essa data a realização da 18ª. Prova Rústica de Paiçandu. Haverá concentração na frente do Centro de Eventos às 7h30. Serão dois percursos, de 5 e 10 km, além de um com 1 km para jovens de 15 a 17 anos. Os corredores serão separados por faixas etárias. Prova masculina e feminina.

Na verdade, a grande festa aconteceu em Agosto, nos dias 9, 10 e 11, quando foi realizada a 5ª. Festa das Nações. Muitos shows, gastronomia, artesanatos, agricultura familiar e solidariedade. Foi na Praça da Igreja Matriz e teve apresentações da dupla Léo e Gabriel (mais o cantor Alisson Mazin), do grupo de pagode Sambalanço e da dupla Rick e Renner. As comidas típicas vinham das barracas árabe, nordestina, americana, gaúcha e alemã.  

O prefeito da cidade é Tarcisio Marques dos Reis, sendo vice Santo Cardinal. Os vereadores da atual Legislatura, são: Adenísio José da Silva, Dolores Soto Martinez Zavatini, Carlos Aparecido Fenille (Carlos da Band), Joel da silva, Alessandro Felipe Alves Kotsifas, Wesley Rodrigo Rossi, Carlos Cesar Martins e Carlos Antonio Batista (Carlos Itaipu).

História  

 Entre os anos de 1938 e 1940, a área de terra onde achava plantado o Município de Paiçandu era um sertão inóspito habitado por índios e caboclos, pois havia um pequeno cemitério que era o ponto de referência na densa mata virgem, onde eram enterrados os que morriam naquela época.

No período de 1942 a 1944, começaram a surgir os primeiros desbravadores de Minas Gerais e de São Paulo, atraídos pela fertilidade das terras próprias para o café, que na época do desbravamento se constituíam na maior fonte de riqueza da região. Enfrentando toda espécie de dificuldades, adentravam ao sertão através de “picadas”, construíam seus pequenos ranchos e formavam suas lavouras.

Por volta de 1948, teve início na região a obra colonizadora da empresa Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, e a formação das glebas de Paiçandu, Colombo, Bandeirantes, Chapecó e outras.

Produção, atração

Paiçandu utiliza 3.006 hectares para o plantio de cana-de-açúcar, 8.750 para milho, 9.550 para soja. São as principais culturas do município, segundo o Ipardes. Tem ainda importantes criações de aves e bovinos. O leite é o principal produto de origem animal.

Duas boas atrações são a igreja matriz de Santo Cura D´Ars e o Rancho Velho Oeste, com piscinas e tobogãs – ideal para os dias quentes do Norte do Paraná.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.