Palmas chega aos 145 anos

Palmas chega aos 145 anos
Maçãs palmenses – DIVULGAÇÃO

Com uma das maiores áreas territoriais do Paraná (1.565 km2), Palmas é considerada a “Capital do Frio e da Maçã”. E no dia 14 de abril comemora 145 anos de emancipação. O município separou-se de Guarapuava em 1879, está a 1.080 metros de altitude e é sede de Comarca. A região é onde se registram as mais baixas temperaturas do Estado, sendo constantes os registros de neve e também de ventos constantes (tanto, que sedia um parque eólico). O frio é grande atrativo para a vinda de turistas. O turismo religioso também é forte. A cidade atrai devotos a suas igrejas, grutas, santuários – que se misturam a cachoeiras, rios, morros, paisagens campeiras maravilhosas.

O município é o maior produtor de maçã na Estado, correspondendo a 2,16% da produção nacional. Palmas produz maçãs do tipo Gala, Fuji e Eva e em menor número (cerca de 10%) outras variedades como a Fuji Suprema e a Imperatriz.

Palmas sedia importante parque fabril com indústrias de compensados (como a Guararapes, Sudati, Marini), empresas agropecuárias, fábrica de panelas (Alcast), etc.

Conforme dados do Ipardes, o município planta soja em 34.000 hectares, trigo em 1.500, aveia também em 1.500, milho em 1.015, feijão em 1.000, além de outras culturas como batata inglesa, ervam-mate. A produção leiteira é excepcional.

Centro da cidade- DIVULGAÇÃO (PMP)
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.