Paraná ganha mais uma escola com conceito inovador de ensino

Paraná ganha mais uma escola com conceito inovador de ensino
Foto – DIVULGAÇÃO

 

(da Redação, Sistema Sesi / Senai)

O Paraná ganhou no dia 11 de maio mais uma unidade de uma escola que incentiva a autonomia e o protagonismo estudantil. Foi inaugurada oficialmente em Londrina a Escola Sesi de Referência Internacional, que atenderá cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, em tempo integral. A primeira unidade da Escola Sesi de Referência no Paraná já funciona desde o ano passado em São José dos Pinhais. Com ensino bilíngue e espaços de aprendizagem baseados na abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – a Escola Sesi de Referência Internacional conta com espaços estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos para cada área do conhecimento. Dessa forma, as salas de aula se tornam verdadeiros laboratórios possibilitando a imersão dos alunos no conteúdo. O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi Paraná.

Ensino bilíngue

O grande diferencial da Escola é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior. As atividades são desenvolvidas em língua inglesa por meio do Laboratório de Línguas (testes de proficiência aplicados aos alunos), aulas totalmente em inglês – como Art, Writing, Ethics and Citizenship, Nature Science – e os After School Workshops, como são chamadas as atividades extracurriculares da Escola Sesi de Referência Internacional. A inauguração da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina faz parte da programação do Mês da Indústria, que o Sistema Fiep promove em maio em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado no dia 25. A programação serve para destacar uma série de entregas de valor para o setor industrial que estão sendo realizadas em diversas regiões do Paraná.

Colégio Sesi comemora 18 anos de atuação no Paraná

14 de março de 2023

Metodologia por Oficinas de Aprendizagem, robótica aplicada à educação e trabalho interdisciplinar são os diferenciais da instituição

Nos Colégios Sesi, a perspectiva de uma educação transformadora é trabalhada desde o início das atividades, em 2005. Neste dia 14 de março, a instituição comemora 18 anos com a missão de entregar profissionais à indústria paranaense com visão inovadora, competências relacionais e protagonismo.

Os dois primeiros Colégios Sesi no Paraná surgiram na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em São José dos Pinhais. A proposta da instituição era inovadora para o Paraná: a ideia de uma metodologia baseada em projetos, chamada de Oficinas de Aprendizagem, atraiu olhares curiosos, assim como a interdisciplinaridade – trabalho interligado entre as disciplinas de diferentes áreas do conhecimento a fim de proporcionar teoria e prática voltadas a problemas do mundo real.

Metodologia de Oficinas de Aprendizagem, trabalho em equipe, maior contato das famílias com o ambiente escolar, professor como curador e não detentor do conhecimento, alunos como protagonistas da própria história educacional: o Colégio Sesi veio com a força da inovação de tecnologia educacional muito próxima à tecnologia social, voltada ao desenvolvimento da população.

Evolução

O Colégio Sesi cresceu rápido e, nessa evolução, a instituição percebeu a importância de melhorar processos, pesquisar novas soluções e trazer novas perspectivas, muito conectados à legislação educacional e ao que a indústria paranaense necessita.

Algumas ações importantes tomaram forma para mudar o processo de ensino-aprendizagem. Colégio Sesi e Senai, por exemplo, se uniram para a Educação Básica + Educação Profissional (EBEP), uma proposta de ensino concomitante em que o aluno do Colégio fazia um curso técnico pelo Senai no contraturno. Na relação Colégio e indústrias, o “Bate-papo com a Indústria” fomentou o contato dos alunos com desafios reais do setor e da comunidade, em parcerias que renderam premiações locais, estaduais e nacionais, como o Prêmio Construindo a Nação.

Em 2013, o Colégio Sesi inseriu a robótica na prática educacional como atividade extracurricular e, no ano seguinte, como parte da disciplina de Oficinas Tecnológicas, juntamente com as noções de programação e gamificação, ampliando o envolvimento com outras áreas do conhecimento.

A partir disso, nos tornamos operadores da FLL no Paraná, torneio que tem um propósito parecido com o do Colégio Sesi, de trabalhar conhecimento teórico e prático, com foco na qualidade das relações e do processo de ensino-aprendizagem.

No portfólio de ofertas do Colégio Sesi também estão as unidades de ensino bilíngue, em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, e trilíngue, em Foz do Iguaçu. Hoje, a instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 33 unidades, levando educação de qualidade com preços acessíveis a industriais, trabalhadores da indústria e suas famílias.

Alunos no corredor da Escola Sesi de Referência da Indústria

São José dos Pinhais recebeu a primeira Escola Sesi de Referência da Indústria do Brasil, em agosto de 2022 / Foto: Gelson Bampi

Uma nova referência

Em agosto de 2022, o Sistema Fiep inaugurou a primeira Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais, e, para maio deste ano, está prevista a inauguração da Escola Sesi de Referência Internacional, em Londrina.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do SESI Nacional, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI Paraná. A proposta fomenta a abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro.

A inauguração da obra, que ocupa 1.039,08 m², vai ampliar a capacidade de atendimento de 370 para cerca de 500 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) e Ensino Médio, em tempo integral.

Desafios

Os 18 anos do Colégio Sesi serão celebrados por meio de 18 desafios lançados neste dia 14 de março. A disputa acontecerá ao longo de um mês entre todas as unidades e terá os alunos como personagens centrais nesse momento de transformação para a instituição, as indústrias e a comunidade.

Escola Sesi de Referência da Indústria

A Escola Sesi de Referência da Indústria em São José dos Pinhais é uma proposta inovadora, e pioneira no Brasil, que em 2022 passará a integrar a rede de Educação Básica do Sesi no Paraná, composta por mais de 30 unidades entre Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional.

Ao entrar na Escola Sesi de Referência da Indústria, os alunos mergulham em um mundo educacional com proposta pedagógica inovadora e que conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica. A arquitetura dos ambientes estimula e facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, proporcionando novas experiências e o suporte necessário para a expansão de todo o potencial dos estudantes.

O projeto da escola foi desenvolvido para atender o programa sistêmico SISTEMA SESI DE EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, direcionando a educação dos jovens às reais necessidades do mundo moderno, em atendimento à indústria, possibilitando o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.

Para isso, a escola conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica e com um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que oferece uma proposta pedagógica baseada no movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Uma educação que utiliza as metodologias investigativas de ciências, matemática e engenharia, bem como de artes & design, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem) para formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo.

Sobre o Sistema Fiep

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.