Paranacity 65 anos: capital da cana-de-açúcar e do urucum

Um município que sempre está se reinventando é Paranacity. O início de tudo, como em todo o Norte e Noroeste do Paraná, foi o café. O algodão também chegou forte. Hoje, o predomínio quase que total é da cana-de-açúcar, com uma área plantada de 17.996 hectares, um dos maiores índices entre as cidades paranaenses. Destaque-se que está no município uma unidade da Usina Santa Terezinha (açúcar e álcool). Essa reinvenção dá-se também com o cultivo de urucum, para a produção de sementes, através da empresa Urucum do Arenito do Caiuá, com os primeiros plantios acontecendo em 1981.

Paranacity teve sua emancipação política e administrativa garantida graças à lei estadual 253, de 26 de novembro de 1954, desmembrado de Nova Esperança. Então, comemora-se 65 anos deste fato histórico!

Quem governa o município é Sueli Wanderbrook, tendo como vice Rodolfo Vismara.

A área territorial é de 347,801 km2 e, conforme o Ipardes, planta-se ali, além de cana, mandioca em 620 hectares, milho em 1.550, soja em 1.600, semente de urucum em 650. Há importantes criações de bovinos, aves e suínos e produções expressivas de casulos do bicho da seda, leite e ovos de galinha.

Na área industrial, além da empresa de urucum, há uma unidade da Cooperativa Cocamar e unidades de metalurgia e cordas plásticas.

História

Texto da Prefeitura

O desbravamento da área onde se encontra o município de Paranacity, foi iniciado no ano de 1949, através da Imobiliária Progresso Ltda, de propriedade dos senhores Rajah Eid e Faiez Eid, responsáveis pela colonização e vendas de lotes urbanos e rurais a civilizadores oriundos dos mais diversos pontos do país.

Entre seus pioneiros, estão: Mamed Kalil Dabian, Adão José Da Silva, João Lopes Moron, Pedro Paulo Venério, João Galdino Inocêncio, João Chemim, Francisco José Munhoz, Abílio Fagundes De Souza, Nelson Audi, Emilio Audi, José Evangelista de Lima Ribeiro.

Em 1951 a comunidade já apresentava um ativo comércio, a boa qualidade das terras atraía a cada dia mais e mais famílias, consequentemente surgiam as primeiras propriedades rurais.

Em 1953, no dia 10 de fevereiro, foi elevada a Distrito Administrativo de Nova Esperança e passou a contar na Câmara Municipal de Nova Esperança com seu primeiro vereador eleito: Alidi Ropelato. Nessa época já contava com diversos estabelecimentos comerciais, um posto de gasolina (José Evangelista de Lima Ribeiro), um médico (Dr. Pedro Bochinia), primeiro Advogado, Dr. Benedicto José Ribeiro.

Através de inúmeras reivindicações de seus moradores, no dia 26 de novembro de 1954, de acordo com a Lei estadual nº 253, foi elevado a Município, desmembrando-se de Nova Esperança. O projeto de Emancipação Política foi de autoria do Deputado Estadual Hélio Setti.

A instalação solene deu-se no dia 4 de dezembro de 1955, com a posse de seu primeiro prefeito eleito Venério Paulo Venério. A primeira Câmara de Vereadores ficou assim constituída: Alide Ropelato, Narbal Orestes May, José Gomes da Silva, Amador Bortoleto, Mamoro Sato, Miguel Lima Moreira, Ambrósio Gonçalves Azevedo, Waldemar Alves da Silva e José Cordeiro de Souza.

A denominação Paranacity foi uma forma de prestar homenagem à Grã-Bretanha, onde os fundadores estiveram por longo tempo radicados antes de virem ao Brasil. Significa em inglês city: cidade, e o nome do estado: “Cidade do Paraná”.

Atrações

Além das belas paisagens arenosas do Noroeste do Paraná, Paranacity tem como atrações a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira do município, a sede da Afusa – Associação dos Funcionários da Usina Santa Terezinha, a casa de espetáculos e reuniões Villagio Paranacity (com camarins, camarotes, ambiente climatizado, amplo bar).

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.