Paróquia Sagrado Coração de Jesus chega aos 90 anos em Londrina

Paróquia Sagrado Coração de Jesus chega aos 90 anos em Londrina
No meio da mata a primeira igreja, de peroba rosa.

(imagens cedidas pela Biblioteca Pública Municipal de Londrina)

A paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada em Londrina no dia 11 de agosto de 1934 e, portanto, comemora 90 anos neste ano.
E a primeira igreja católica londrinense surgia naquele ano, feita com peroba rosa extraída da extensa mata nativa ao redor.

No dia 13 de fevereiro de 1938 foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz.

Em 18 de setembro de 1938, o pároco, Pe. Eugênio Herter abençoou a primeira parte do prédio novo. Três meses depois, a nova Igreja recebia iluminação elétrica e bancos provisórios.

Conforme informes da Diocese de Londrina, foi em 24 de outubro de 1943 – com a conclusão do telhado – que a nova Matriz foi inaugurada. Somente em fevereiro de 1945 a Igreja foi rebocada e apenas em 1949 as duas torres ficaram prontas. Tinha estilo neogótico e o badalar dos sinos (que não existem mais no novo templo) chamava os fiéis para os ofícios religiosos.

Em 1954 foram apresentadas as plantas elaboradas na Europa para a construção de uma Igreja maior. Já em dezembro daquele ano, o pároco Alberto Strittmater abençoava as obras recém iniciadas na área dos fundos da Matriz, que abrigariam a Catedral de Londrina.

Em junho de 1968, a antiga Igreja Matriz começou a ser demolida e a atual – projetada por Edoardo Rosso e Yoshimasa Kimachi – tomava forma de maneira lenta.

Uma grande estrutura de aço, ferro, alumínio e concreto fez brotar um grande monumento de arte e fé no coração de Londrina, em formato de um grande chalé, com estacionamento de veículos no subsolo.

A Catedral foi inaugurada na noite de 24 de dezembro de 1972 durante cerimônia presidida por Dom Geraldo Fernandes. Desde a constituição oficial em 1934 como Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dezenas de padres e vigários já administraram essa que é considerada a maior estrutura paroquial da Arquidiocese de Londrina.

A Igreja Matriz com suas duas torres.
A Catedral atual, com capacidade para 2 mil pessoas sentadas.
Interior da nova Catedral
Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.