Parque Arthur Thomas recebe quase 100 visitantes no primeiro dia de reabertura

Parque Arthur Thomas recebe quase 100 visitantes no primeiro dia de reabertura
Foto: Vivian Honorato - N. Com

(PREFEITURA DE LONDRINA – Ulisses Sawczuk)

Nesta sexta-feira (28), primeiro dia de sua reabertura, o Parque Municipal Arthur Thomas recebeu a visita dos londrinenses que desejavam matar as saudades ou conhecer esse importante espaço público de Londrina. Apesar do tempo nublado, quase 100 visitantes passaram pelo Parque em seu horário de funcionamento, das 8h às 17h. A unidade havia sido fechada em março de 2020, por ocasião da pandemia de Covid-19.

A vendedora Greisiellen Rodrigues Campos, moradora do Conjunto  Cafezal, região sul, contou que conhece o espaço desde que era adolescente, e que costumava frequentá-lo com sua filha antes do fechamento. “Estou trazendo também a amiga dela, que está visitando pela primeira vez. Estava com saudades de vir aqui, pois é um lugar agradável, e agora que reabriu vou voltar mais vezes. Gosto bastante de olhar a cachoeira e ver os macacos e outros animais”, disse.

Para o porteiro Alexandre da Cruz, residente no Conjunto Jerônimo Nogueira, região norte, essa foi a primeira visita ao Parque. “Fiquei sabendo pela imprensa que o Parque seria reaberto hoje e aproveitei para vir com o meu filho, para conhecermos juntos. Gostamos muito de natureza, inclusive frequentamos bastante o Lago Igapó, e vamos voltar outras vezes”, afirmou.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, salientou que a unidade abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e funcionará normalmente neste fim de semana. Ainda segundo Siena, as equipes da Sema executaram intervenções pontuais no Parque, referentes a medidas básicas de segurança, para que ele pudesse ser reaberto nas condições em que se encontrava anteriormente.

“É uma satisfação para nós poder reabrir esse local tão significativo para Londrina do ponto de vista ambiental e histórico, e convidamos a comunidade a vir conhecer. Para o futuro, pretendemos investir em melhorias para o Parque. Estamos viabilizando um projeto para substituir a maior parte do cercamento por palitos de concreto, e seguimos buscando recursos para outras obras”, frisou. 

Manutenção – No período em que o Parque esteve fechado, a Sema realizou trabalhos de manutenção como melhorias nas pontes, calçamento da área interna e pontos de ônibus que dão acesso ao Parque; limpeza e pintura do Espaço Ipê, onde os visitantes realizam piqueniques e são promovidas oficinas e atividades; desobstrução das trilhas; e reparos nos dissipadores de água pluvial.

As equipes seguem executando ações como capina e roçagem, pintura de placas informativas e limpeza de trilhas. Além disso, foi concluído o plantio de flores nos vasos da ponte sul e, a depender da interação dos animais com as novas plantas ornamentais, os servidores também poderão fazer o plantio na ponte norte.

O gerente de Parques e Biodiversidade, Jonas Pugina, informou que na segunda-feira (31), data em que o Parque estará fechado para manutenção, será feita a desobstrução de trilhas com o uso de equipamentos como motosserra e caminhão. “Também pretendemos instalar um bebedouro para os visitantes na frente do Centro de Educação Ambiental (CEA), próximo à entrada da unidade, para que eles possam se hidratar e preencher suas garrafas. Lembramos que não é permitido descartar as garrafas vazias, bem como outros resíduos no Parque”, destacou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.