Passando o covid-19, uma atração é a Villa do Colono em Piraquara

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Tem que esperar que esses dias nebulosos do coronavirus terminem, para que belos passeios, curtindo a Natureza, possam ser feitos. Bem perto de Curitiba, em Piraquara, há uma atração espetacular, unindo belas paisagens com cultura e gastronomia. Trata-se da Vila de Processamento Agroecológico, a Villa do Colono, na localidade de Capoeira dos Dinos, Colonia Santa Maria. Agora em 2020 a unidade completa 10 anos de existência. Está numa área de 33 mil m2, com 700 m2 de área construída e abriga unidades de produção de ovinos, caprinos e suínos; aves; vegetais; mel; queijos; laticínios; vinícola. A coordenação é da Associação Agroecológica e Turística de Piraquara, Trento Transforma, que trabalha em cooperação com os produtores locais e mantém tradições de produção trentinas (região de Trento, na Itália), devido aos imigrantes italianos e seus descentes que habitam a região. Para a produção de alimentos e bebidas de forma organizada, os produtores locais criaram a Cooperativa de Processamento Alimentar da Agricultura Solidária de Piraquara, chamada Copasol-Trentina.

A Prefeitura piraquarense informa que o local oferece Café Colonial e espaço para eventos com almoço ou jantar, feito com produtos locais e orgânicos. O atendimento é feito com reservas antecipadas. O café colonial conta com produtos frescos: pães brancos e integrais, queijo frescal, tortas, bolachas, bolos doces, sucos, salame, pão de queijo, manteiga e geleias de frutas. A compra de produtos orgânicos também é uma opção do local: pimentão, chuchu, cenoura, couve, além de geleias de frutas, molho de pimenta, vinho, mel, doce de leite, suco, maçã e figo secos, entre outros. As bebidas também são destaque. Piraquara tem, desde 2009, um protocolo de integração com as cidades do Valle del Primiero, em Trento, na Itália,  de onde são originárias as famílias que vieram para o Brasil em 1878 e formaram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol. A produção de vinhos, grappa, queijos e outros produtos na Agroindústria é feita da mesma forma que em Trento. A grappa é como uma cachaça de uva, produzida a partir do bagaço da fruta que sobra após a produção do vinho. A bebida é produzida desde a Idade Média na região da Itália e é muito popular naquele país, consumida como digestivo após as refeições. Sua popularidade é comparável à cachaça no Brasil. Na Agroindústria o processo de produção é o mesmo e após pronta, a bebida pode ser misturada a frutas ou ser armazenada em barril de carvalho.

Nova estrada

Lembre-se que está fazendo exatamente um ano (foi em abril de 2019) que o Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Sanepar e Prefeitura, entregou as obras de remodelação e revitalização da estrada que liga a sede urbana de Piraquara à Colônia Santa Maria – a Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra. São 6 quilômetros de pavimentação com paralelepípedos.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.