Um projeto de internacionalização para beneficiar Pato Branco

APÓS A TEMPESTADE DO CORONAVÍRUS, UM ARCO-ÍRIS COM POTES DE OURO

Está em andamento um projeto de internacionalização de Pato Branco, visando a conectividade cultural, econômica, social e tecnológica com outros países. Trata-se do White Duck Connection – WDC -, iniciativa do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES -, em parceria com a Prefeitura patobranquense.

O presidente do Irdes, Jin Bruno Petrycoski e a diretora do Departamento de Imprensa da Prefeitura, Mariza Medeiros, integraram, em dezembro de 2019, uma comitiva de parlamentares e empresários em viagem a Coréia do Sul, quando foram estreitadas relações e criadas possibilidades de intercâmbio econômico e social.

Contato foi feito, na ocasião, com a empresa Forcebel, referência mundial em reciclagem de lixo e que poderá transformar Pato Branco em modelo para todo o Brasil.

“Estamos trazendo as principais experiências que tivemos na Coreia do Sul e entendo que temos condições de aplicar, de imediato, algumas vivências e ficar monitorando novas oportunidades, para que essa relação se fortaleça ainda mais. Observamos que mesmo a Coreia sendo referência em tecnologia e inovação, Pato Branco está alinhada com muitas das práticas que vimos, o que nos deixa felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, diz Mariza.

Para Jin, o encontro cumpriu seu objetivo de apresentar o progresso que o WDC está tendo. “A viagem foi de muitas prospecções, de oportunidades econômicas, diplomáticas e socioculturais, que terão desdobramentos ao longo das atividades do projeto. São tecnologias incríveis e um conhecimento cultural fantástico, que agregará não apenas para Pato Branco, mas para toda a região”.

O prefeito Augustinho Zucchi afirma que o projeto de internacionalização é um caminho sem volta, evidenciando a necessidade da troca de experiências com outros países e de um segundo idioma. “O avanço de um local se dá pelo capital humano e grau de visão das pessoas. Precisamos trabalhar o desenvolvimento cultural e contarmos com o comprometimento de todos para alcançarmos patamares maiores. É preciso responsabilidade e conscientização para que essas ações sejam executadas”, enfatizou.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.