Paulo Frontin estimula o plantio de amora preta

Paulo Frontin estimula o plantio de amora preta
Foto – DIVULGAÇÃO – Alessandra Detoni – IDR PR

(da redação)

Uma cultura que tem crescido bastante no Paraná nos últimos anos é a da amora preta. A produção mais que dobrou em 10 anos, passando de 347 toneladas em 2013 para 694 toneladas em 2022. A área de plantio passou de 75 hectares para 96 hectares.

Um município que tem estimulado a cultura é Paulo Frontin. Tanto, que em dezembro de 2023 promoveu a 1ª. Festa Nacional da Amora junto com a 11ª. FrontinFest e Festa das Nações, em comemoração aos 71 anos de emancipação.

A Prefeitura em parceria com o IDR Paraná realizou também o I Encontro da Cultura da Amora Preta (amora e framboesa).

O evento contou com palestras técnicas sobre: comercialização, realizada pelo diretor técnico da Ceasa Paraná, Antônio Leonardecz, cenários da Amora Preta, Mirtilo, Framboesa com o Paulo Fernando de Souza Andrade da Seab/Deral e Sistema de Produção da Amora Preta com Clovis Roberto Hoffman, gerente de pesquisa do IDR Paraná.

Além das palestras técnicas, foram realizadas atividades técnicas visitando as seguintes propriedades: Fabio Evangelista cultura do Mirtilo, Gerson Iakemiu cultura da Amora e Eugênio Hrenichen cultura da Amora e Framboesa.

A fruta é cultivada com valor comercial em 54 municípios paranaenses, destacando-se a produtividade de Paula Freitas, no Sul do Estado, que em 2022 cobriu 5 hectares de terras com a rosácea e colheu 65 toneladas. O VBP municipal referente à amora foi de R$ 640.250,00.

Em Paulo Frontin, na safra 2022/2023 a cultura da Amora Preta teve uma área plantada com o total de aproximadamente 42 mil plantas por 37 Agricultores.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.