População de Penha conhece cronograma de obras da implantação do sistema de esgoto

População de Penha conhece cronograma de obras da implantação do sistema de esgoto
Foto – DIVULGAÇÃO

(DA redação)

Maior qualidade de vida, valorização mobiliaria, desenvolvimento do turismo e preservação ambiental. Esses são alguns dos benefícios que o sistema de coleta e tratamento de esgoto trará para Penha e que foram apresentados no dia 2 de março, na Câmara de Vereadores, pela equipe técnica da Águas de Penha. A apresentação ocorreu durante audiência pública convocada pelo poder executivo para mostrar à população o cronograma de obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

A previsão é de que, até o final de 2023, Penha tenha 11% de cobertura de rede e, ao final de 2024, este índice chegue a 26%. A audiência lotou o plenário da Câmara e o público elogiou o cronograma de obras apresentado. “Hoje foi um dia para entrar para a história do município e para demonstrar o quanto valeu a pena toda a nossa luta na busca incansável pela balneabilidade, pela questão ambiental e pela saúde”, pontuou o prefeito Aquiles Schneider da Costa.

A apresentação também recebeu avaliação positiva de todos os vereadores na audiência pública. A meta da concessionária é construir em 2023 uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Gravatá, que atenderá também o bairro São Miguel; implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema.

Reginalva Mureb, presidente da concessionária Águas de Penha, também destacou a audiência pública como sendo um momento memorável para a população. Segundo a presidente, a implantação do sistema é um marco de desenvolvimento ambiental, de valorização imobiliária e de aquecimento do turismo, mas, principalmente, para a saúde e qualidade de vida de moradores e visitantes. “Ainda este ano vamos realizar investimentos importantes e entregar, em tempo recorde, o primeiro sistema”, disse Reginalva Mureb.

A Águas de Penha também assumirá ao longo do ano o sistema de tratamento de esgoto dos loteamentos Santa Regina, Flor de Lótus e Pedro de Borba, com a construção de 8 quilômetros de rede coletora. Antes de iniciar as obras em cada rua, a equipe de responsabilidade social da concessionária fará uma visita em todos os imóveis para levar informações sobre a logística da obra. Além da presidente da Águas de Penha, participaram da apresentação Maraísa Mendonça, gerente de operações da empresa; Vilmar Pereira dos Santos Junior, coordenador de operações da Águas de Penha; Arthur May, do setor de engenharia; e Marco Campesatto, coordenador de comunicação da concessionária.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.