Por balsa, ligações entre o Paraná e Mato Grosso do Sul

O Paraná tem diversas fronteiras por terra, rio ou mar com cidades de outros Estados e de outros países – caso das 3 fronteiras.

Poucos paranaenses, porém, conhecem os Portos Felício e Caiuá. De um lado (Felício) está Querência do Norte, a capital do arroz paranaense e do outro Naviraí, no Mato Grosso do Sul.

Ambos os locais são de rara beleza, as águas do rio Paraná correndo soltas, muita mata nativa. Do lado de Querência o local fica a 30 km da sede urbana.

Em Naviraí, foi o local que deu início ao povoamento da cidade e, ali, a Prefeitura está concedendo a área para a iniciativa privada explorar turisticamente.

O mesmo poderia acontecer do lado paranaense.

Para ligar as duas cidades e os dois estados, funciona uma balsa com vários horários.

Toda a beleza de Porto Felício

1ª. Base Náutica

No dia 11 de dezembro de 2020 foi inaugurada a primeira base náutica integrada do Brasil, para permitir um reforço na segurança fronteiriça entre os dois estados.

A Base Trarbach está localizada às margens do Rio Paraná, entre o ponto de partida das balsas de Porto Felício, em Querência do Norte (PR), e Porto Caiuá, em Naviraí (MS).

Também foi instalada uma torre de radiocomunicação do sistema digital, que irá permitir melhor intercâmbio nas informações entre os agentes policiais em operações no local.

Na ocasião o governador Ratinho Junior dizia que “trabalhamos de forma planejada com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Federal e as nossas forças de segurança, as polícias Militar, Civil e Científica. Todos integrados, cada uma com sua missão e suas responsabilidades, mas acima de tudo, pensando em conjunto nas estratégias para defender a população”.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.