Prêmio Queijos do Paraná terá júri qualificado 

Prêmio Queijos do Paraná terá júri qualificado 
FOTO – Albari Rosa (AEN)

(SISTEMA FAEP /SENAR PR)

Durante duas semanas de abril, o Sistema FAEP/SENAR-PR promoveu a primeira fase do curso de Formação de Jurados para o Prêmio Queijos do Paraná. No total de quatro turmas, 102 pessoas de diversas empresas públicas e privadas participaram da capacitação no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand, no Sindicato Rural de Pato Branco e no Mercado Municipal de Curitiba (que teve duas turmas). Deste grupo, 60 alunos serão selecionados para compor o júri na cerimônia de premiação, no dia 1º de junho, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, quando ocorre a avaliação dos 323 queijos estão inscritos no Prêmio Queijos do Paraná.

O curso ocorreu ao longo de dois dias, sendo o primeiro dedicado a conteúdo teórico, ministrado pelo farmacêutico-bioquímico Antonio Fernandes de Carvalho, que apresentou as categorias de queijos por família e suas características gerais: maciez, casca, umidade, textura, visual, aroma e sabores.

No segundo dia, os alunos passaram por procedimentos de análise sensorial, envolvendo teste de paladar, com amostras contendo soluções amargas, azedas, doces, salgadas e umami (quinto sabor conhecido como glutamato, descrito como “saboroso e agradável” no Japão). Após isso, o passo seguinte envolveu a lista dos critérios descritivos da avaliação e a calibragem do paladar juntamente com a degustação de 11 tipos de queijos baseado nas categorias dos inscritos. Uma análise criteriosa é exigida dos jurados e seus sentidos: a textura percebida pelo tato, o odor quando certas substâncias voláteis são aspiradas, o visual exterior e interior e o sabor (a mais complexa das etapas) que une outros receptores sensoriais na boca como sensações olfativas, gustativas e táteis. Até o comportamento da massa do queijo no dente e no céu da boca, assim como o barulho ao mastigar, são levados em consideração.

A formação ainda terá outras duas fases: no dia 10 de maio, com a professora Débora Pereira sobre a construção de argumentos das avaliações e defeitos dos queijos e a terceira fase, no dia da premiação, com Flávia Rogoski e Antonio Fernandes sobre calibragem do paladar.

A formação envolveu colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR, Adapar, Sebrae-PR, Sindileite, CRMV, Fetaep, Ocepar, Senac-PR, Mapa, APCBRH, Seab, IDR-Paraná, PUC-PR, Tuiuti, UEL, UEM, Unioeste, UEPG, Aprosud, UFPR, Biopark e jornalistas convidados.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.