Programa de 4 dias para festejar os 68 anos de São Sebastião da Amoreira

Quando foi elevado à categoria de Município em 14 de novembro de 1951, o nome era apenas “Amoreira”. Mas, em 1964, pela Lei Municipal 8 de 9 de maio, voltou a chamar-se “São Sebastião da Amoreira”, que era seu nome quando simples povoado e, depois, Distrito Administrativo. E, assim, São Sebastião saiu vitorioso nessa história. Tanto, que é o padroeiro do hoje município de São Sebastião da Amoreira. E todos os anos, em fevereiro, a comunidade realiza uma grande festa em sua homenagem, com celebração de Missa, shows musicais, show de prêmios e até um grande baile.

E, para festejar os 68 anos de emancipação, desmembrado de Assaí, a Prefeitura e a Câmara elaboraram uma programação especial, que será desenvolvida de 14 a 17 de novembro. No dia 14, teremos show com Léo & Raphael. No dia 15, com João Vitor e Gabriel. No dia 17, às 17 hs, IV Festival Sertanejo do jornal Correio Pioneiro e as 22 hs apresentação de MC Bonitão na Praça Geremia Lunardelli (Central).

História

Texto do IBGE

O povoamento de São Sebastião da Amoreira teve início com a criação do DistritoAdministrativo de Assaí, no Município de São Jerônimo. À medida que Assaí crescia, um novo e importante núcleo populacional, denominado Fazenda Três Barras, ia se formando dentro de sua área administrativa, acompanhando, de perto, o progresso e a evolução da sede municipal. Esse novo Patrimônio, graças à tenacidade dos seus primeiros povoadores, não demorou a adquirir a sua autonomia político-administrativa. Localizado na próspera região do norte do Paraná, a Fazenda Três Barras tem sua história diretamente ligada ao ciclo do café. Os seus proprietários, ao procederem à sua divisão deram o nome de Amoreira à secção onde está localizada a atual Cidade.

Ao ser construída a igreja do Povoado, foi a mesma consagrada a São Sebastião, como padroeiro da Cidade em formação. Assim, a Povoação passou a ser conhecida como São Sebastião da Amoreira.
Em 11 de outubro de 1947, a localidade foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, pertencente ao Município de Assaí e com a denominação de São Sebastião da Amoreira.

Prefeito, vice, vereadores

É prefeito atual de São Sebastião da Amoreira Ademir Lourenço Gouveia, tendo por vice Adelina Rogerio da Silva Anesio. Os vereadores da atual Legislatura são: José Aparecido Braga, Edson Julio Lourenço, Alexandre Aparecido dos Santos, Adalgisa Denise de Almeida Gouveia, José Armando Cursino Neto, Marcos Justino da Silva, Sebastião Vidoti, Sumutaka Tamura e Vagno Valério Orias.

Produção

A produção agrícola do município, como informa o Ipardes, é bem diversificada, mas destacam-se a cana-de-açúcar em 2.800 hectares, milho em 600, soja em 12.860 e trigo em 10.690. Como culturas permanentes tem laranja (154 hectares), café (65), manga (25), banana (32), abacate (22), caqui (17). As criações mais expressivas são de frangos, bovinos e suínos.

Centro de Eventos, Prainha

São Sebastião tem, próximo do centro urbano, um local onde a água foi represada, que se chama Prainha. Ali foi construido o Centro de Eventos, com  arquibancadas para abrigar cerca de 5 mil pessoas. Há algum tempo esse bem público não vem sendo utilizado.

Please complete the required fields.
Digite seu nome, e-mail e a informação abaixo.